https://interin.utp.br/index.php/a/issue/feedCADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL2025-04-15T16:09:50-03:00Profª. Drª Maria Arlete Rosapensamentoeducacional@utp.brOpen Journal Systems<p>Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação<br> Universidade Tuiuti do Paraná<br> ISSN: 2175-2613<br>DOI 10.35168.2175-2613.UTP.pens_ed</p>https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3546Apresentação2025-04-15T15:11:35-03:00Geyso Dongley Germinarigeysog@gmail.com<p>Apresentação. </p>2025-04-15T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3505Espaços urbanos como lugares de aprendizagem de História em Portugal2025-04-15T15:11:35-03:00Maria Helena Pintomhelenapinto@gmail.com<p>Este artigo destaca a importância da cultura material na educação histórica, enfatizando a necessidade de relacionar objetos e locais com problemas históricos para estimular o questionamento crítico dos alunos. A utilização educativa de fontes patrimoniais, não se limitando a museus, pode proporcionar experiências desafiadoras, que levem a aprendizagens significativas. As práticas educativas tradicionais muitas vezes não refletem a diversidade das sociedades, perpetuando narrativas tradicionais. A interpretação crítica do património desafia preconcepções, promovendo reflexões sobre identidade e memória. Destaca-se, por isso, a necessidade de mudança na metodologia de ensino, passando de uma mera transmissão de conhecimento para abordagens interativas que incentivem o questionamento e a análise crítica, visando aprimorar a compreensão histórica dos alunos. A atividade educativa teve como foco a formulação de questões para desenvolver competências históricas dos alunos na interpretação de fontes patrimoniais, problematizando e contextualizando-as historicamente. O estudo envolveu grupos de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico do norte de Portugal que realizaram um percurso urbano em locais relacionados com o início da industrialização e seus reflexos na sociedade da época. O estudo revelou que, embora os alunos tenham assimilado alguns princípios do método histórico, demonstraram dificuldades na aplicação prática desses princípios. A pesquisa destaca a importância de preparar os alunos para interpretar criticamente as fontes em articulação com os seus contextos históricos.</p>2025-04-15T14:50:35-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3540El cine y el audiovisual estratégias didácticas para la enseñanza de la Historia en la educación secundaria: una aproximación teórica y práctica2025-04-15T15:17:02-03:00Ilaria Bellattiilaria3bellatti@ub.edu<p>Este artigo analisa, sob uma perspectiva teórica e prática, o uso do cinema e de outros recursos audiovisuais como ferramentas de ensino de história no ensino médio. Entre os argumentos, destaca-se como o cinema facilita uma compreensão mais acessível e reflexiva do passado, promovendo o pensamento crítico, a construção ativa do conhecimento histórico e o desenvolvimento de habilidades digitais. Também são abordados os desafios do ensino de história e a importância de usar o cinema de forma estruturada e consciente, diferenciando o uso passivo e ativo de mídias audiovisuais em sala de aula. Além disso, são apresentadas diversas metodologias para integração do cinema ao ensino, desde a simples exibição até a produção de conteúdo pelos alunos. O artigo também descreve as diferenças entre o cinema e a mídia audiovisual, destacando a versatilidade da mídia audiovisual no contexto educacional. Estão incluídos exemplos de boas práticas e experiências concretas em que o filme foi usado efetivamente para ensinar história, promovendo a alfabetização audiovisual e o pensamento crítico. Por fim, conclui-se que o cinema e o audiovisual, quando utilizados de forma crítica e estruturada, podem transformar o ensino de História, promovendo uma educação mais conectada à realidade sociocultural dos alunos e desenvolvendo suas capacidades analíticas e críticas.</p>2025-04-15T14:52:09-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3511Concurso Pró-Memória Irati: aprendizagem histórica na interseção de saberes entre escola, universidade e centro de documentação e memória2025-04-15T15:15:14-03:00Méri Frotscher Kramermerikramer@unicentro.br<p>O artigo visa apresentar e discutir práticas de ensino e aprendizagem histórica com base no o projeto de extensão “Concurso Pró-Memória Irati”, desenvolvido em 2024 em escolas públicas do município de Irati-PR, desenvolvido pelo Centro de Documentação e Memória (CEDOC/I) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Campus Irati, com a parceria do Núcleo Regional de Educação de Irati e da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná. As ações foram voltadas para estudantes dos três anos do ensino médio de seis escolas estaduais e consistiram na preparação e realização de um concurso de redações com a temática “Protagonismos das mulheres na história da educação em Irati”. O artigo apresenta e reflete sobre a execução do projeto e das oficinas de interpretação de fontes históricas nas escolas e analisa as narrativas históricas produzidas pelas alunas e alunos, utilizando-se do aprendizagem histórica como chave de leitura. O artigo também ainda discute o potencial dos centros de documentação e memória enquanto “lugares de aprendizagem” histórica. </p>2025-04-15T14:53:58-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3514Memórias e representações femininas em museu, cultura material e ensino de História2025-04-15T15:19:31-03:00Jaqueline Ap. Martins Zarbatojaqueline.zarbato@gmail.com<p>Este artigo apresenta a investigação ( pesquisa em andamento) sobre a educação em museus históricos e a igualdade de gênero, em que se prioriza analisar as representações culturais, políticas e sociais de mulheres e de que forma são apresentadas ao público escolar. Nesse sentido, pontua-se em discutir a história das mulheres/gênero numa concepção atrelada à museologia de gênero, fundamentando as leituras de mundo e sensibilização cultural em espaços dos museus. Destacamos neste artigo, a reflexão sobre três mulheres, ( Anita Garibaldi, Maria Quitéria e Eva Maria de Jesus (Tia Eva) em três museus históricos de regiões do Brasil, a partir do que se ensina sobre elas nos museus, suas representações e suas histórias de liderança. Os acervos dos museus históricos no Brasil: Museu do Ipiranga (São Paulo), Museu Anita Garibaldi (Laguna/SC), Museu José Antônio Pereira/MS com a abordagem teórica acerca da construção da memória, das possibilidades e problematizações sobre ensinar acerca das mulheres, num panorama de uma liderança ou companheira de um homem. As exposições e documentos que são utilizados no setor educativo dos museus é o norteador da reflexão da pesquisa. Metodologicamente analisa as coleções, exposições que são utilizadas no setor educativo dos museus. Pensar sobre as práticas educativas dos museus que versam sobre as narrativas, memórias, imagens, contextos e que encaminham para a formação da consciência histórica, pensando o museu histórico como parte do patrimônio. Em outras palavras, pretende-se analisar a constituição histórico-educativa de aprendizagem nos museus, em que a se constitua como ‘lugar’de pertença feminino, contribuindo para a partilha de memórias de um espaço, dos saberes femininos/feministas e de igualdade de gênero</p>2025-04-15T14:56:40-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3536Patrimônio e Educação Infantil: a presença de fontes patrimoniais no currículo municipal de Curitiba/PR2025-04-15T16:09:50-03:00Ana Claudia Urbanclaudiaurban@uol.com.brDioury de Andrade Buenodiouryab@gmail.com<p>Este estudo analisa a presença de fontes patrimoniais no currículo da Educação Infantil do município de Curitiba/PR, sob a perspectiva da Educação Histórica. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, examinou as diretrizes curriculares municipais, identificando referências ao patrimônio cultural e sua potencialidade para a construção do pensamento histórico das crianças pequenas. Os resultados indicam que, embora o documento valorize a cultura e as interações das crianças com seu entorno, não há orientações explícitas para o uso pedagógico de fontes patrimoniais. Essa ausência evidencia uma lacuna na articulação entre Educação Infantil e a introdução de conceitos históricos, limitando a formação da consciência temporal e da noção de pertencimento das crianças. Conclui-se que a inclusão intencional de fontes patrimoniais no currículo pode enriquecer as experiências de aprendizagem, promovendo um ensino de história mais significativo desde os primeiros anos de escolarização.</p>2025-04-15T14:58:19-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3530História das Mulheres: sentido histórico de Jovens em processo de escolarização2025-04-15T15:28:18-03:00Silveria Ferreirasilveriadoutorado@gmail.comGeyso Dongley Germinarigeysog@gmail.com<p><strong>Resumo: </strong>Este trabalho é resultado da tese de Doutorado em Educação, realizada no âmbito do Programa de Pós Graduação da UNICENTRO – PR, defendida em março de 2025. A pesquisa respondeu o problema principal: Que sentidos históricos acerca das mulheres estão presentes nas narrativas de jovens escolarizados? O caminho teórico foi o campo da Educação Histórica. Os objetivos foram apresentar as ideias históricas sobre as mulheres presentes na historiografia e na cultura escolar, além de analisar a construção de sentido histórico nas narrativas de jovens escolarizados. Partimos da concepção de que a historiografia é a versão cognitiva da cultura histórica de seu tempo e espaço, assim é por ela influenciada, mas também infere sobre ela. Deste modo, a cultura historiográfica exerce influência na cultura escolar, tornando-se relevante compreender que ideias históricas permeiam este lócus. Isso porque a cultura escolar contribui na composição e orientação dos sentidos históricos esboçados pelos jovens escolarizados em suas narrativas. A produção de dados aconteceu a partir de questionário estruturado respondido por 103 estudantes da terceira série do Ensino Médio de duas escolas do munícipio de Palmeira-PR, no ano de 2023. Os resultados demonstraram: déficit de sentido histórico, quando os jovens não conseguem relacionar passado e presente, demonstrando ausência de relações temporais; sentido histórico tradicional: proximidade com a narrativa que naturaliza as mulheres apenas no lócus doméstico; sentido histórico crítico: o papel social da mulher é ampliado e a crítica a natureza do modelo patriarcal e de dominação masculina são latentes.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação histórica; Jovens escolarizados; Cultura histórica. Sentido histórico; história das mulheres.</p>2025-04-15T15:00:32-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3528Aprendizagem histórica humanista como fundamento para a Educação Histórica: uma investigação metacognitiva sobre as concepções sobre didática da História de professores historiadores em formação inicial2025-04-15T15:30:58-03:00Marcelo Fronzafronzam34@yahoo.com.br<p>Esta pesquisa analisa o significado do campo de investigação da Educação Histórica para a Didática da História, entendida como a função pública do conhecimento histórico, com base na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen. O estudo investiga como a aprendizagem histórica é construída na relação entre jovens e o passado a partir da abordagem metodológica vinculada à cognição histórica situada (Schmidt, 2009), focando nas formas de compreensão do ensino e aprendizagem históricas como eixo para compreender como jovens professores historiadores em formação inicial compreendem a didática da história. Um estudo exploratório baseado na metacognição histórica com 36 licenciandos em História (UFMT, 2021) revelou mudanças nas concepções sobre Didática da História: inicialmente associada a metodologias de ensino de história, após intervenções pedagógicas, passou a ser vista como epistemologia da aprendizagem histórica, crítica à transposição didática e vinculada à uma didática humanista do conhecimento histórico. Os resultados destacam a necessidade de superar abordagens desumanizadoras (como as pedagogias de competências) em prol de uma Didática da História humanista, que integre narrativas juvenis e artefatos culturais para gerar sentido temporal. Conclui-se que a Educação Histórica deve reconectar ciência histórica e vida prática, resgatando a cultura histórica como ferramenta de orientação para a práxis social, em diálogo com as demandas do século XXI.</p>2025-04-15T15:02:15-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3527Educação histórica em espaços museológicos: um estudo das abordagens nos livros didáticos de ciências humanas e sociais2025-04-15T15:33:24-03:00Julia Silveira Matosjulsilmatos@gmail.comDarcylene Pereira Dominguesdarcylenedomingues@gmail.comNathalia Vieira Ribeiroribeirovnathalia09@gmail.com<p>O presente artigo investiga como a Educação Histórica em espaços museológicos é abordada nos livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais utilizados no Ensino Médio. A pesquisa parte do pressuposto de que os museus, enquanto espaços de memória e produção de narrativas sobre o passado, oferecem potencialidades significativas para a construção da consciência histórica dos estudantes. A análise considera os pressupostos teóricos da Educação Histórica (RÜSEN, 2001; SCHMIDT, 2009) e da Didática da História, com foco na articulação entre espaços museológicos, ensino e aprendizagem. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base na análise documental de coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados indicam que, embora os museus sejam mencionados em diversas passagens dos livros, as propostas de aprendizagem histórica nesses contextos ainda são pontuais, descontextualizadas e pouco exploram o potencial formativo dos espaços museológicos. Conclui-se que é necessário ampliar e qualificar as abordagens didáticas relacionadas aos museus, de modo a favorecer experiências significativas e reflexivas que articulem passado, presente e futuro no ensino de História.</p>2025-04-15T15:05:12-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3542História difícil, ensino de História e revisionismos2025-04-15T15:35:34-03:00Rita de Cassia Gonçalvesprofessoraritadecassia@gmail.com<p>Discute o ensino de História a partir da Educação Histórica, o conceito de História Difícil e o revisionismo que vem avançando no século XXI. Está fundamentado nos aportes teóricos de Bodo von Borries (2011. 2016), Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (2011, 2015, 2016, 2018) e Jörn Rüsen (2001, 2007, 2015, 2016, 2021). Analisa como o ensino de História vem se desenvolvendo no Brasil, tendo como referencial da Educação Histórica, conceitua a História Difícil e discorre como este conceito pode ser entendido no Ensino de História em face dos avanços do revisionismo na sociedade brasileira, que tem cada vez mais um caráter conservador e com aspectos reacionários. Defende que o ensino de História deve ser historicamente situado na epistemologia da História e que a Educação Histórica se configura como campo teórico-metodológico que permite que o ensino de História possa enfrentar os ataques revisionistas a partir da afirmação da cientificidade da ciência histórica. Sendo assim, o ensino de História deve responder as carências de orientação dos professores e estudantes com o estudo do passado, tendo como ponto de partida o presente ancorado na ciência da História, entendendo como necessária o confronto com fatos da Historia Difícil.</p> <p>Palavras- chave: História Difícil; Ensino de História; Educação Histórica; Revisionismo, Professores.</p>2025-04-15T15:07:25-03:00##submission.copyrightStatement##https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3499Ensino de História e gênero: entre a construção do conhecimento e a pesquisa2025-04-15T15:38:10-03:00Fernanda de Santos Nascimentofernandaisrael@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é levantar algumas questões com relação à questão de gênero e ensino da história, entendido como um campo em construção. Logo, busca-se apresentar a relação entre o ensino de história e as demandas contemporâneas pela inserção de novos sujeitos e novas formas de sexualidade no âmbito social. Para além, buscamos demonstrar a importância das novas epistemologias para o ensino de história, como a decolonialidade, cujo objetivo maior é contribuir para a formação crítica de alunas e alunos. Este pode ser um ponto de partida para o maior desenvolvimento da relação entre ensino de história e gênero e, também, para a construção de conhecimento relacionado à aérea do ensino da história. Para tanto, buscou-se o levantamento bibliográfico e a problematização deste, com o objetivo de contribuir para os debates em torno de um campo em construção.</p>2025-04-15T15:08:58-03:00##submission.copyrightStatement##