INTERIN https://interin.utp.br/index.php/i <p>Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens<br>Universidade Tuiuti do Paraná<br>ISSN: 1980-5276<br>DOI 10.35168/1980-5276.UTP.interin</p> pt-BR Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. interin@utp.br (INTERIN) interin@utp.br (Suporte INTERIN) Qua, 01 Jan 2025 10:50:11 -0300 OJS 3.1.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3432 Aline Vaz, Marcio Telles ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3432 Ter, 08 Out 2024 13:28:08 -0300 Alegoria de fronteira, prática política e canções em portunhol https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3276 <p>O texto registra o propósito de compreender as relações entre mídias e sentimento de pertença supracional na região platina, com enfoque no desempenho do sistema sul-brasileiro. A música da fronteira Brasil-Uruguai expressa em portunhol manifesta certa inadequação ou incômodo no que se refere à identidade e pertencimento cultural. A proximidade fronteiriça, compartilhada entre brasileiros e uruguaios, permite a percepção de uma realidade transnacional, engendrada em conflitos sociais, políticos e econômicos, que são parte da constituição das fronteiras nacionais,&nbsp;mas que não estão contemplados nos complexos efeitos de sentido amparados por estruturas de significação situadas nos Estados nacionais e que com eles podem litigar.</p> Helyna Dewes, Ada Cristina Machado Silveira ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3276 Ter, 08 Out 2024 13:32:41 -0300 A Retrospectiva Animada 2023 de Castanhari e o reino musical dos easter-eggs https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3262 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo busca identificar promessas de leitura estabelecidas (e quebradas) entre o youtuber Felipe Castanhari e seu público na Retrospectiva Animada 2023. Para compreender esse diálogo, tomamos como moldura edições anteriores da produção, comentários deixados por internautas nos vídeos e </span><em><span style="font-weight: 400;">reacts</span></em><span style="font-weight: 400;"> publicados no YouTube relacionados a 2023. Por meio da da Análise da Materialidade Audiovisual, elencamos como eixos de análise a presença de uma “Estética </span><em><span style="font-weight: 400;">Easter egg”</span></em><span style="font-weight: 400;">, a sinestesia entre música e imagem, as promessas de leitura entre o real, o lúdico e o fictício, e a predominância “Síndrome de Darth Vader”detectada, nos moldes definidos por Mata. Como resultados, observamos a expectativa do público em encontrar uma estrutura minimamente jornalística similar às retrospectivas tradicionais, apesar de se tratar de um conteúdo associado ao entretenimento, e o interesse por conteúdos da editoria de política.</span></p> Jhonatan Mata, Sara de Moraes ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3262 Ter, 08 Out 2024 13:37:30 -0300 A Saga do Rei Bantu https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3268 <p>O presente trabalho busca analisar os aspectos musicais e comunicacionais da canção <em>Rei Bantu</em>, mais especificamente a partir da regravação do cantor Jorge Du Peixe, lançada em 2021 como um <em>single</em> do álbum <em>Baião Granfino</em>. A partir de três eixos de análise, são eles: 1) performance de gosto e querelas dos <em>fandoms</em>; 2) mídia e nostalgia; e 3) performance e coerência expressiva, procura-se investigar de que forma a interpretação de Du Peixe articula e tensiona dimensões como modernidade e tradição a partir do seguinte corpus: 1) a música per se; e 2) o <em>post</em> de lançamento do <em>single</em>, divulgado nas redes sociais do artista. A conclusão é a de que o trabalho joga entre vertentes distintas de gosto, coadunando tradição e modernidade com a criação de um lugar entre esses dois tipos ideais.</p> Luiz Claudio Ribeiro Sales Fonseca ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3268 Ter, 08 Out 2024 13:41:30 -0300 Boa noite, o #JN está no ar: https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3240 <p>O presente artigo reflete sobre as reconfigurações do consumo de telejornalismo a partir da experiência de segunda tela e apresenta uma proposta de categorização das publicações provenientes do uso do Twitter como segunda tela durante o horário de veiculação do Jornal Nacional. A análise de 725 <em>tweets</em> agregados pela <em>hashtag</em> #JN resultou na identificação de cinco categorias que permitem delinear algumas percepções sobre o modo como os telespectadores usam a rede social para interagir com os discursos produzidos pelo telejornal.o telejornal.&nbsp;</p> Camila Maurer, Carlos Roberto Praxedes dos Santos ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3240 Ter, 08 Out 2024 15:21:04 -0300 Cartografia Aural https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3265 <p class="western" style="line-height: 100%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;"><span style="background: transparent;">Este artigo tem como objetivo apresentar uma estratégia pedagógica de escuta a qual denomino como Cartografia Aural, esta seria um tipo de Cartografia Sonora, porém voltada a construção de mapas sonoros por diversos processos de escuta. Apresento alguns conceitos de práticas sonoras que estão envolvidos nesta estratégia, como as caminhadas sonoras, gravações de campos e a própria cartografia sonora, para depois apresentar o método utilizado na execução desta cartografia dentro dos cursos de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais da XXXX. A</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: transparent;"> Cartografia Aural como meio pedagógico propicia relações de alteridade, abrindo espaço para o diálogo, para trocas coletivas e para a escuta sensível de si, da(o) outra(o) e de seus lugares. É uma prática colaborativa, de compartilhamento, reflexão e transformação.</span></span></span></span></p> Marina Mapurunga de Miranda Ferreira ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3265 Ter, 08 Out 2024 15:08:37 -0300 Longa vida para quem? https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3059 <p>A discussão proposta neste artigo objetiva avaliar que tipos de rarefações discursivas estão presentes nos debates em torno dos benefícios e malefícios à saúde humana decorrentes do consumo de leite e como empresas e entidades ligadas a esse setor se apropriam desses discursos. A metodologia de análise é a genealogia foucaultiana e o referencial teórico abarca autores da história, das ciências sociais e da saúde, dentre outras especialidades. Os principais resultados obtidos foram: visões de mundo conflitantes em que ambos os lados da disputa se valem da ciência, ou seja, a ciência está a favor daquilo que entendem como certo; o discurso da indústria alimentícia e de entidades que representam seus interesses imputam a responsabilidade sobre o que se come somente ao próprio indivíduo, encorajando o consumo com moderação de todo o tipo de alimento, incluindo os produtos industrializados.</p> Lucas de Vasconcelos Teixeira ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3059 Ter, 08 Out 2024 15:15:29 -0300 O divulgador artístico https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3309 <p>Este artigo tem como tema o divulgador artístico na cultura conectada, procurando delinear tal sujeito e compreender sua ação no ambiente da rede social Instagram à luz do fazer de Lilian Farrish sob uma análise semiótica. Como objetivo geral, procura-se entender a potência do lugar ativo de novos personagens sociais possibilitados pela cultura da conexão, e, como objetivos específicos, procurou-se compreender a lógica por trás da ação do divulgador artístico no Instagram e examinar as especificidades de sua ação para a promoção da arte. A fundamentação teórica envolveu Jenkins, acerca da cultura da conexão; Santaella, acerca da arte dentro desse contexto e Moraes, para se delinear conceitualmente o divulgador artístico. Valeu-se de uma etnografia virtual para se observar a ação da divulgadora mencionada e da semiótica peirceana como estratégia metodológica de análise. Finalmente, refletir sobre tal figura na cena contemporânea colabora para uma maior compreensão da real dimensão do papel ativo dos sujeitos na cultura da conexão.</p> Antonio Anderson da Silva, Luciana Coutinho Pagliarini de Souza ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/3309 Ter, 08 Out 2024 15:18:27 -0300