Comportamento antissocial dos agressores domésticos e a análise da Lei Maria da Penha 11.340/2006

  • Bruna Nogarolli de Oliveira
  • Murilio Henrique Pereira Jorge
Palavras-chave: Violência doméstica. Comportamento antissocial. Agressores.

Resumo

A violência doméstica é um problema de saúde pública mundial e qualquer pessoa pode ser vítima dela, podendo ser ricas, pobres, crianças, adolescentes e adultos, podem ser de qualquer idade, religião, formação ou estado civil. A violência doméstica envolve o comportamento em um relacionamento, realizado por uma das partes para controlar a outra. Não necessariamente as pessoas devem ser casadas, separadas ou namorar. O fato é que a violência doméstica está presente na vida de todos e, todos podem se tornar vítimas dela. O comportamento antissocial em si, corresponde a ações frequentes da pessoa que não age da forma que se espera em situações de interesse social. É um comportamento com um perfil de grande propensão a ser uma pessoa agressiva, podendo trazer um prejuízo psicológico e físico para quem o faz e para quem está ao redor dessa pessoa. O presente estudo teve o seu desenvolvimento a partir de pesquisa bibliográfica, visando o seu principal objetivo, qual seja, a exploração dos perfis psicológicos de pessoas que se tornam agressores domésticos, a relação do Ministério Público para com a vítima e os agressores, e por fim, explicar por que algumas mulheres não conseguem se separar de seu parceiro, sendo ele o agressor. A pesquisa abordou o método qualitativo, buscando sempre descrever e aprofundar o tema com pesquisas bibliográficas, literaturas específicas, artigos científicos e a legislação pertinente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Violência doméstica. Comportamento antissocial. Agressores.

Biografia do Autor

Bruna Nogarolli de Oliveira

Bruna Nogarolli de Oliveira

Estudante do curso de Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). E-mail: bruna.nogarolli@hotmail.com.

 

 

Murilio Henrique Pereira Jorge

Murilo Henrique Pereira Jorge

Mestre em psicologia forense pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especialista em Advocacia Criminal pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Professor de direito penal na Universidade Tuiuti do Paraná. Advogado

Publicado
2021-12-09
Como Citar
NOGAROLLI DE OLIVEIRA, B.; HENRIQUE PEREIRA JORGE, M. Comportamento antissocial dos agressores domésticos e a análise da Lei Maria da Penha 11.340/2006. Revista Direito UTP, v. 2, n. 3, p. 114-125, 9 dez. 2021.