Prevalência do bullying em crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental

  • Paula Inez Cunha Gomide
  • Heloiza Cristina da Silva Universidade Tuiuti do Paraná
  • Alana Domingos Soares Universidade Tuiuti do Paraná
  • Aline de Souza Galego Universidade Tuiuti do Paraná
  • Leticia Vitoria Torres Estigara Universidade Tuiuti do Paraná
Palavras-chave: bullying; prevalência; violência escolar; estilos parentais.

Resumo

O bullying é considerado uma violência que infelizmente é comum ocorrer no contexto escolar, caracterizado por comportamentos agressivos com a finalidade de intimidar, agredir e desqualificar pares. O objetivo principal deste estudo foi avaliar a prevalência do bullying em escolares do 5º ao 9º ano em Curitiba/PR e região metropolitana, considerando vítimas, agressores e testemunhas e o secundário foi a avaliação da relação dos estilos parentais com a ocorrência do bullying escolar. Foram participantes da pesquisa 224 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo 94 do sexo masculino e 130 do sexo feminino. Na coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: Escala de Violência Escolar - EVE e o Inventário de Estilos Parentais - IEP. Os resultados apontam a prevalência do bullying mais evidente nas escolas particulares do que nas escolas públicas, nos três papéis (agressor, vítima e testemunha), apesar de ambas possuírem resultados desfavoráveis. Os locais mais utilizados para a prática são as salas de aula e a internet. No papel de agressor o sexo masculino possui destaque. Há resultados negativos em relação às práticas parentais positivas de pais e mães associadas ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais. As práticas parentais negativas relacionadas ao aparecimento de comportamentos antissociais como disciplina relaxada e abuso físico apresentaram resultados que podem predizer comportamentos de vítimas, testemunhas e agressores. O Índice de Estilo Parental (IEP) foi pior para o sexo feminino na escola pública, todas as amostras se configuram de risco, onde as práticas negativas se sobrepõem sobre as positivas.

 

Publicado
2023-06-29
Como Citar
GOMIDE, P.; DA SILVA, H.; SOARES, A.; GALEGO, A.; ESTIGARA, L. Prevalência do bullying em crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Revista Direito UTP, v. 4, n. 6, p. 48-63, 29 jun. 2023.