Publicidade no mercado de consumo digital e a responsabilidade civil dos influenciadores digitais

  • Sophia Mayumi Zunto Tsugue Universidade Tuiuti do Paraná
  • Thaís G. Pascoaloto Venturi
Palavras-chave: Responsabilidade civil., Influenciadores digitais., Publicidade., Relações de consumo., Danos.

Resumo

Considerando o crescimento exponencial de influenciadores digitais atuando no ambiente virtual, principalmente nas redes sociais, bem como seu relevante poder de influência frente aos consumidores, o presente artigo almeja a compreensão dos detalhes da relação entre o instituto da responsabilidade civil e os influenciadores digitais no cenário jurídico brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar a possibilidade de imputação da responsabilidade civil aos influenciadores digitais em razão dos danos causados aos usuários em decorrência das publicações de tais personagens veiculadas nas redes sociais. Buscou-se o aprofundamento no estudo da responsabilidade civil dos influenciadores digitais por meio de pesquisa bibliográfica, coletando-se dados a partir da leitura de artigos, livros e revistas científicas. Assim, verificou-se a inexistência de legislação específica no Brasil voltada à regulamentação da atividade dos influenciadores digitais. Não obstante tal ausência, constatou-se a possibilidade da imputação de responsabilidade civil aos influenciadores digitais nas hipóteses em que suas condutas no ambiente virtual resultem em danos ao público, ora consumidores. Desse modo, apurou-se a maior adequação da imputação da responsabilidade civil objetiva, em detrimento à modalidade subjetiva, a fim de garantir a necessária proteção dos consumidores diante de sua vulnerabilidade, ainda mais agravada no ambiente virtual.

Biografia do Autor

Sophia Mayumi Zunto Tsugue, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduanda em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Bolsista de iniciação científica do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq no ciclo 2023/2024 desenvolvendo a presente pesquisa. E-mail: sophiazunto@gmail.com.

Thaís G. Pascoaloto Venturi

Estágio de pós-doutoramento na Fordham University - New York. Doutora e Mestre pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora de Direito Civil da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Diretora científica do Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil - IBERC. Mediadora extrajudicial certificada pela Universidade da Califórnia - Berkeley. Mediadora judicial certificada pelo CNJ. Advogada e sócia fundadora do escritório Pascoaloto Venturi Advocacia (www.pascoalotoventuri.com.br).

Publicado
2025-06-18
Como Citar
TSUGUE, S.; VENTURI, T. Publicidade no mercado de consumo digital e a responsabilidade civil dos influenciadores digitais. Revista Direito UTP, v. 6, n. 10, p. 114-133, 18 jun. 2025.