A responsabilidade médica em cirurgias robóticas

  • Isabelle Heide Hervatin UTP
Palavras-chave: Cirurgias robóticas; Carco legal; Proteção ao paciente; Responsabilidade civil médica; Segurança jurídica.

Resumo

O presente trabalho analisa a responsabilidade civil médica com foco em cirurgias robóticas, observando as transformações jurídicas e éticas presentes nesse contexto, identifica lacunas nos dispositivos do Código Civil, do Código de Defesa do Consumidor e na Resolução CFM nº 2.311/2022 e propõe diretrizes para um marco legal nacional que garanta certificações, protocolos de segurança e deveres de informação. A metodologia adotada foi qualitativa, fundamentando-se em revisão bibliográfica, análise documental e levantamento jurisprudencial, visando compreender como o ordenamento jurídico brasileiro pode equilibrar inovação tecnológica, proteção dos direitos dos pacientes e segurança jurídica de médicos, instituições de saúde e desenvolvedores de tecnologia. Conclui-se que a regulamentação vigente não abrange as especificidades das cirurgias robóticas, sendo imprescindível a criação de normas que promovam previsibilidade e equilíbrio entre as partes.

Publicado
2025-12-10
Como Citar
HERVATIN, I. A responsabilidade médica em cirurgias robóticas. Revista Direito UTP, v. 6, n. 11, p. 75-91, 10 dez. 2025.