Micobactérias de crescimento rápido resistentes ao glutaraldeído

  • Elza Yoko Hato de Almeida Silva
  • Mario Rene de Souza
Palavras-chave: Micobactérias. Infecção hospitalar. Desinfetantes. Mycobacterium rapid growth. Glutaraldehyde disinfectant Mycobacterium

Resumo

As micobactérias de crescimento rápido (MCR) multiplicam-se em menos de sete dias formando colônias visíveis em meio sólido, o fato de serem altamente resistentes a água, antibióticos e desinfetantes facilitam a formação de biofilmes e consequentemente a transmissão do patógeno, podendo causar doenças em contato com o homem. As infecções hospitalares tornaram-se uma preocupação na saúde pública, pois, além do aumento dos números de casos de infecções por micobactérias observou-se uma variabilidade dos gêneros que infectaram os equipamentos médicos causando diversas doenças de pele, tecidos, pulmonares, além de infecções no sítio cirúrgico, abscessos e nódulos. Considerado uma bactéria oportunista, acomete principalmente pessoas imunodeprimidas. É de suma importância identificar e determinar os fatores de virulência da MCR para um diagnóstico rápido e aplicação da terapia adequada. Esse trabalho de revisão tem como objetivo correlacionar os casos de surtos que ocorreram em inúmeros hospitais de diferentes estados brasileiros em relação as falhas nos procedimentos pré operatórios, que indicaram um alto número de infecções por M. abscessus. Onde foram utilizados materiais semicríticos e termosensíveis relacionados a procedimentos invasivos, provenientes da desinfecção de alto nível através da solução química glutaraldeído 2%. Até então, utilizado em larga escala uma vez que a finalidade do produto é eliminar os microrganismos patogênicos, por um período de tempo comprovado. O que se sabe é que diferentes concentrações do produto, o tempo inferior recomendado pelo fabricante do biocida ou falhas no processo de limpeza dos instrumentais médicos podem ter contribuído para uma ineficiente desinfecção e criado uma resistência a solução química glutaraldeído.

 

Palavras-chave: Micobactérias. Infecção hospitalar. Desinfetantes. Mycobacterium rapid growth. Glutaraldehyde disinfectant Mycobacterium.

 

Publicado
2022-10-31