Representações Sociais das Decisões Judiciais na Perspectiva dos Magistrados

Palavras-chave: Representação Social, Decisões judiciais, Sistema de Justiça

Resumo

Tema

As decisões proferidas pelo poder judiciário têm grandes repercussões sociais. Os magistrados procuram pautar suas decisões na legislação, mas, diversos aspectos devem ser considerados, o que torna o processo de tomada de decisão complexo e desafiador. 

Objetivo

Conhecer as representações sociais dos magistrados sobre suas próprias decisões e o seu processo decisório.

Método

Participaram da entrevista semiestruturada 30 juízes (10 do gênero feminino e 20 do masculino), com média de idade de 46,33 anos. Foi utilizado um questionário de caracterização e uma entrevista semiestruturada com questões abertas sobre fatores relacionados ao processo de decisão. Os dados foram analisados por Classificação Hierárquica Descendente com o auxílio do programa IRaMuTeQ, e por meio de análise de conteúdo categorial-temática.

Resultados

As decisões judiciais e o processo decisório estão representados pela preocupação com a justiça da decisão, o que inclui a função social do Poder Judiciário, as dificuldades na tomada de decisão, os métodos adotados na condução do processo e o momento da construção do convencimento.

Implicações práticas

Essas informações podem auxiliar os magistrados a uma tomada de consciência maior sobre o seu próprio processo decisório.

 

Biografia do Autor

Juliana Xavier Trevisan, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná 

Gislei Mocelin Polli, Universidade Tuiuti do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense 

Publicado
2023-09-06
Como Citar
TREVISAN, J. X.; POLLI, G. M. Representações Sociais das Decisões Judiciais na Perspectiva dos Magistrados. Interamerican Journal of Forensic Psychology, v. 1, n. 1, p. e202301, 6 set. 2023.
Seção
Research Articles