Representações Sociais das Decisões Judiciais na Perspectiva dos Magistrados
Resumo
Tema
As decisões proferidas pelo poder judiciário têm grandes repercussões sociais. Os magistrados procuram pautar suas decisões na legislação, mas, diversos aspectos devem ser considerados, o que torna o processo de tomada de decisão complexo e desafiador.
Objetivo
Conhecer as representações sociais dos magistrados sobre suas próprias decisões e o seu processo decisório.
Método
Participaram da entrevista semiestruturada 30 juízes (10 do gênero feminino e 20 do masculino), com média de idade de 46,33 anos. Foi utilizado um questionário de caracterização e uma entrevista semiestruturada com questões abertas sobre fatores relacionados ao processo de decisão. Os dados foram analisados por Classificação Hierárquica Descendente com o auxílio do programa IRaMuTeQ, e por meio de análise de conteúdo categorial-temática.
Resultados
As decisões judiciais e o processo decisório estão representados pela preocupação com a justiça da decisão, o que inclui a função social do Poder Judiciário, as dificuldades na tomada de decisão, os métodos adotados na condução do processo e o momento da construção do convencimento.
Implicações práticas
Essas informações podem auxiliar os magistrados a uma tomada de consciência maior sobre o seu próprio processo decisório.
A submissão de artigos implica na transferência de direitos de publicação. Inicialmente os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, mas, o periódico também adquire direitos referentes a primeira publicação. No que se refere ao acesso aberto, há possibilidades de utilização dos artigos para fins educacionais e científicos citando a fonte, de acordo com a licença CC-BY da Creative Commons.