Os desafios impostos pela negligência familiar de crianças em contexto de vulnerabilidade social: estudo de indicadores e fatores no contexto sociocultural brasileiro.

  • Thalita Nicolau Freire Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Marina Rezende Bazon Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
Palavras-chave: Negligência, Maus tratos infantis, Fatores de risco

Resumo

Este artigo avalia, no contexto sociocultural brasileiro, indicadores e fatores associados à negligência infantil a partir do modelo teórico de Lacharité, Éthier e Nolin (2006), que propõe que a negligência decorre de dificuldades na vinculação entre os membros da família e desta com seu entorno comunitário, a partir de pesquisa qualitativa focalizando 14 famílias notificadas e acompanhadas pelo Conselho Tutelar. Os resultados com base na avaliação dos indicadores e dos fatores permitiram a identificação de dois grupos distintos de família, a despeito da equivalência socioeconômica entre elas: um grupo caracterizado pela presença de indicadores consistentes de negligência e por níveis mais baixo de vinculação familiar e apoio social; um caracterizado pela ausência de indicadores consistentes de negligência e níveis mais altos de de vinculação familiar e apoio social. Os resultados são discutidos com o intuito de fomentar reflexões acerca e critérios contextualizados para a identificação e acompanhamento de "casos" de negligência, visando adequada diferenciação desta, de situações de pobreza/vulnerabilidade socioeconômica.

Referências

Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA School-Age Forms & Profiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families.
Belsky, J. (1980). Child maltreatment: an ecological integration. American Psychologist, 35(4), 320–335. http://doi.org/10.1037/0003-066X.35.4.320
Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development: experiments by nature and design. [A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos por natureza e concepção]. Harvard University Press. https://doi.org/10.4159/9780674028845
Brown, C. L., Yilani, M., & Rabbitt, A. L. (2025). Child Physical Abuse and Neglect. In: StatPearls [Internet]. StatPearls Publishing. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470337/
Camilo, C., Garrido, M. V., & Calheiros, M. M. (2020). Recognizing children’s emotions in child abuse and neglect. Aggressive Behavior, 47(2) 161-172. http://doi.org/10.1002/ab.21935
Castro F. (2007). Psychoanalytic research using longitudinal studies: an inquiry on the developmental impact of early maternal projections. Journal of the American Psychoanalytic Association, 55(1), 243–253. https://doi.org/10.1177/00030651070550010101
Chor, D., Griep, R. H., Lopes, C. S., & Faerstein, E. (2001). Medidas de rede e apoio social no estudo Pró-Saúde: pré-testes e estudo piloto. Cadernos de Saúde Pública, 4(17), 887-896. http://doi.org/10.1590/S0102-311X2001000400022
Clément, M. È., Berubé, A., & Chamberland, C. (2016). Prevalence and risk factors of child neglect in general population. Public Health, 138(1), 86-92. http://doi.org/10.1016/j.puhe.2016.03.018
Conselho Nacional de Justiça. (2022). Destituição do poder familiar e adoção de crianças (Relatório Diagnóstico Nacional da Primeira Infância, Eixo 3). Conselho Nacional de Justiça. Recuperado de https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2022/09/eixo3-primeira-infancia.pdf
Dickerson, K. L., Lavoie, J., & Quas, J. A. (2020). Do laypersons conflate poverty and neglect? Law and Human Behavior, 44(4), 311–326. https://doi.org/10.1037/lhb0000415
Faleiros, J. M. (2011). Crianças em situação de negligência: A compreensão do fenômeno e o estabelecimento de parâmetros de avaliação [Tese de doutorado], Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto]. Repositório de Teses da USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-21102013-164934/pt-br.php
Freire, T. N., Buoso, F. P., Leite, R. F. D., & Bazon, M. R. (2022). A negligência de crianças/adolescentes e os desafios para a consubstanciação dos casos: Do conceito à aplicação [Child/adolescent neglect and the challenges of substantiating cases: From concept to application]. In C. M. Corradi-Webster, C. Guanaes-Lorenzi, F. C. Barbosa, L. C. dos S. Elias, & S. R. Pasian (Orgs.), Comportamento humano em diferentes vertentes: Estudos contemporâneos em psicologia [Human behavior in different perspectives: Contemporary studies in psychology] (1ª ed., Cap. 12, pp. 257–279). Pedro & João Editores.
Fórum Brasileiro de Segurança Pública, FBSP (2023). Anuáro Brasileiro de Segurança Pública. Recuperado de https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf
Griep, R. H., Chor, D., Faerstein, E., Werneck, G. L., & Lopes, C. S. (2005). Validade de constructo de escala de apoio social do Medical Outcomes Study adaptado para o português no Estudo Pró- Saúde. Caderno de Saúde Pública, 21(3), 703-714. http://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000300004
Grummitt, L. R., Kelly, E. V., Barrett, E. L., Lawler, S., Prior, K., Stapinski, L. A., & Newton, N. C. (2021). Associations of childhood emotional and physical neglect with mental health and substance use in young adults. Australian & New Zealand Journal of Psychiatry, 56(4) 1-11. http://doi.org/10.1177/00048674211025691
Heider, F. (1958). The psychology of interpersonal relations. John Wiley & Sons. https://doi.org/10103/10628-000
Kodak, T., Northup, J., & Kelley, M. E. (2007). An Evaluation of The Types of Attention That Maintain Problem Behavior. Journal of Applied Behavior Analysis, 40(1), 167– 171. http://doi.org/10.1901/jaba.2007.43-06
Koo, T. K., & LI, M. Y. (2016). A guideline of selecting and reporting intraclass correlation coefficients for reliability research. Journal of chiropractic medicine, 15(2), 155-163. https://doi.org/10.1016/j.jcm.2016.02.012
Kyei, A. K. (2024). A importância dos maus resultados educacionais na primeira infância como resultado do abuso e da negligência infantil [The importance of poor educational outcomes in early childhood as a result of child abuse and neglect]. In D. C. Kelly (Ed.), Compreendendo o abuso e a negligência infantil: Pesquisa e implicações (1ª ed., Cap. 7, pp. 143–196) [Understanding child abuse and neglect: Research and implications]. IntechOpen. https://doi.org/10.5772/intechopen.1003132
Lacharité, C., Ethier, L. S., & Nolin, P. (2006). Vers une théorie écosystémique de la négligence envers les enfants. Bulletin de psychologie, 59(1), 381–394. https://www.cairn.info/revue-bulletin-de-psychologie-2006-4-page381.htm?try_download=1
Landis, J. R., & Koch, G. G. (1977). An application of hierarchical kappa-type statistics in the assessment of majority agreement among multiple observers. Biometrics, 2(33), 363-374. http://doi.org/10.2307/2529786
Mata, N. T, Silveira, L. M. B., & Deslandes, S. F. (2017). Família e negligência: uma análise do conceito de negligência na infância. Ciência & Saúde Coletiva, 22(9), 2881-2888. Doi: http://doi.org/10.1590/1413-81232017229.13032017
Moreira, P., Silva, C. L. A.& Moreira, D. (2024). Is the fact of having been victims of childhood emotional abuse and/or neglect found in the aggressors’ history?. European Journal of Trauma & Dissociation, 8(3), https://doi.org/10.1016/j.ejtd.2024.100437
Nakaya, N., & Nakaya M. (2006). The effects of mother’s hostile attributions on child maltreatment. Japanese Journal of Developmental Psychology, 17(2), 148-158.
Nogales, V. (2007). FACES IV. Ciências Psicológicas, 1(1), 191-198. http://doi.org/10.15689/AP.2017.1602.01
Olson, D. H. (2011). FACES IV and the Circumplex model: Validation study. Journal of Marital & Family Therapy, 3(1), 64-80. http://doi.org/10.1111/j.1752-0606.2009.00175.x
Rhoda-Drogalis, A., Dynia, J. M., Justice, L. M., Purtell, K. M., Logan, J. A. R., & Salsberry, P. J. (2020). Neighborhood influences on perceived social support and parenting behaviors. Maternal and Child Health Journal, 24(1), 250-258. http://doi.org/10.1007/s10995-019-02861-x
Simmel, C., Merrit, D., Kim, H. M. S., & Kim, S. (2017). An exploratory study of neglect and emotional abuse in adolescents: classifications of caregivers risk factors. Journal of Child Family Studies, 25(1), 2372-2386. http://doi.org/10.1007/s10826-016-0414-9
Pase, H. L., Cunha, G. P., Borges, M. L., & Patella, A. P. D. (2020). O Conselho Tutelar e as políticas públicas para crianças e adolescentes. Cad. EBAPE.BR, 18(4), 1000–1010. https://doi.org/10.1590/1679-395120190153
Pasian, M. S., Bazon, M. R., Benitez, P., & Lacharité, C. (2024). Consequences of parental neglect of academic performance in Brazilian children. Child Abuse Review, 33(6), e2905. https://doi.org/10.1002/car.2905
Ruiz-Casares, M., Lacharité, C., & Martin, F. (2020). Child neglect indicators: a field in critical need of development globally. Child Indicators Research, 13(1), 363-367. http://doi.org/10.1007/s12187-019-09712-9
Santos, P. L., Bazon, M. R., & Carvalho, A. M. P. (2017). Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV) – adaptação brasileira. Avaliação Psicológica, 16(2), 120-127. http://doi.org/10.15689/AP.2017.1602.01
Torre, R. C. (2016). Estudo comparativo de famílias com a guarda dos filhos suspensa por medida de proteção, no Brasil e no Peru [Dissertação de mestrado]. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo). https://doi.org/10.11606/D.59.2017.tde-09012017-011833
Trocmé, N. (1996). Development and preliminary evaluation of the Ontario Child Neglect Index. Child Maltreatment, 1(2), 145-155. https://doi.org/10.1177/1077559596001002006
United Nations Children’s Fund (UNICEF). Convention on the rights of the Child. https://www.unicef.org/child-rights-convention/convention-text Acesso em 07 de novembro de 2024
United Nations Children’s Fund (UNICEF). (2014). Hidden in plain sight: A statistical analysis of violence against children. U.S. Department of Health and Human Services. https://www.unicef.org/publications/index_74865.html
Xu, B., Wei, S., Yin, X., Jin, X., Yan, S., & Jia, L. (2023). The relationship between childhood emotional neglect experience and depressive symptoms and prefrontal resting functional connections in college students: The mediating role of reappraisal strategy. Frontiers in Behavioral Neuroscience, 17, 927389. https://doi.org/10.3389/fnbeh.2023.927389
Yin, R. K. (2017). Case study research and applications: Design and methods (6th ed.). Sage Publications.
Zanini, D. S., Peixoto, E. V., & Nakano, T. C. (2018). Escala e apoio social (MOS-SSS): Proposta de normatização com referência nos itens. Temas em Psicologia, 1(26), 387–399. https://doi.org/10.9788/TP2018.1-15Pt
Zhang, W., Jia, F., Liu, B., Li, Q., & Jia, C. (2024). Explaining how childhood physical abuse and physical neglect influence adult depression: an analysis with multiple sequential mediators. Child Abuse & Neglect, 152. https://doi.org/10.1016/j.chiabu.2024.106771
Publicado
2025-06-02
Como Citar
FREIRE, T.; BAZON, M. Os desafios impostos pela negligência familiar de crianças em contexto de vulnerabilidade social: estudo de indicadores e fatores no contexto sociocultural brasileiro. Interamerican Journal of Forensic Psychology, v. 1, n. 3, p. 1-20, 2 jun. 2025.
Seção
Research Articles