Adolescência
Resumo
Este short communication tem como objetivo discutir a série Adolescência (Netflix, 2025) a partir das implicações da dinâmica familiar no comportamento juvenil e no cometimento de crimes. A minissérie acompanha o caso de Jamie Miller, de 13 anos, preso após o assassinato de uma colega de escola — crime registrado por câmeras de segurança. Embora Jamie seja retratado como membro de uma família amorosa, a narrativa revela falhas parentais relevantes, como a ausência de controle sobre o uso da internet e a dificuldade em perceber sinais de sofrimento emocional. A série aborda de forma superficial o bullying sofrido pelo adolescente, assim como a resposta institucional escolar. A atuação da psicóloga forense, pouco realista, é um ponto frágil da trama. Já o sofrimento familiar, especialmente do pai, oferece uma reflexão sobre culpa, herança emocional e limites da parentalidade moderna. A obra destaca a importância do diálogo, da imposição de limites e da supervisão digital na prevenção de atos de violência na adolescência.
Referências
Copyright (c) 2025 Interamerican Journal of Forensic Psychology

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A submissão de artigos implica na transferência de direitos de publicação;
- Inicialmente os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, mas, o periódico também adquire direitos referentes a primeira publicação. No que se refere ao acesso aberto, há possibilidade de utilização dos artigos para fins educacionais e científicos citando a fonte, de acordo com a licença CC-BY da Creative Commons;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), ao considerar que isso possibilita visibilidade e impacto da citação do trabalho publicado.