Inteligência Artificial e Qualidade de Software: Uma Análise da Norma ISO/IEC 25010
Resumo
A qualidade no desenvolvimento de software, conforme a ISO/IEC 25010 (ISO, 2023), é essencial para garantir eficiência, segurança e confiabilidade, prevenindo vulnerabilidades que possam comprometer dados do usuário e sistemas. Esses padrões definem nove atributos fundamentais: funcionalidade, performance, compatibilidade, interatividade, confiabilidade, segurança, portabilidade e robustez.
Com a popularização da Inteligência Artificial (IA) Generativa, como o ChatGPT e o GitHub Copilot, programadores passaram a automatizar partes do código, muitas vezes sem revisá-lo de forma adequada.
Um estudo aponta que mais de 1/3 do código gerado por IAs apresenta vulnerabilidades, evidenciando um alto índice de riscos (PEARCE et al., 2021). Isso acontece porque grande parte do treinamento dessas IAs foi feita com código público que nem sempre segue as normas e boas práticas da ISO/IEC 25010.
Assim, buscamos orientar que é mais correto uso da IA com base na ISO/IEC 25010 alinhando automatização a critérios robustos de qualidade, segurança e manutenibilidade. Respeitando a norma e prevenindo o acúmulo de erros técnicos e por consequência causando menos falhas de segurança.
Palavras-chave: ISO/IEC 25010 Modelo de Qualidade de Software. Inteligência Artificial. Código Limpo. Controle de Qualidade.