Jovens negros e músicas da diáspora na Colômbia: tensões que perpassam e articulam a comunicação, a estética e a política

  • Gober Maurício Gómez Llanos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Angela Cristina Salgueiro Marques

Resumo

Este artigo mostra como a idéia de tensão entre estética e política pode dar lugar a outros modos e manifestações que não se agenciam sempre desde instâncias ou discursos racionais (instituições burocráticas estatais, acadêmicas, partidos). Daí a importância de fazer referência a grupos musicais como Chocquibtown como expressões da diáspora que não configuram uma comunidade consensual, senão uma comunidade política que se constitui através de cenas de dissenso. As misturas das músicas tradicionais do Pacífico com o rap feitas por esses grupos evidenciam uma expressão singular que aparece como tematização de um dano ante um quadro de consenso, de marginalização e exclusão, de negação daqueles que representaram obstáculos para a consolidação do projeto racional ilustrado e sua forma moderna de organização política.

Biografia do Autor

Gober Maurício Gómez Llanos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Mestre e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Angela Cristina Salgueiro Marques
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutora em Comunicação pela mesma instituição e pós-doutora pela Universite; Stendhal - Grenoble 3.
Publicado
2016-06-02