Representações imagéticas de Madonna como manifestação do contemporâneo

  • Elton Caramante Antunes Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Universidade de Sorocaba (Uniso)
Palavras-chave: Comunicação Visual, Contemporaneidade, Imagens Midiáticas, Representações de Madonna.

Resumo

Objetiva-se, nesse artigo, identificar quais valores da contemporaneidade se fazem ver na construção da imagem multifacetada de Madonna. Para tanto, valemo-nos de Michel Maffesoli para delinear concepções contemporâneas culturalmente expressivas. Considerando a imagem volátil de Madonna como traço da pós-modernidade, valemo-nos dos conceitos sobre a identidade cultural de Hall. Finalmente, na busca de verificar em que medida essas ideias estão impregnadas nas imagens/signos de Madonna, fazemos uso do instrumental metodológico de Santaella, alicerçado na semiótica de Peirce.

Biografia do Autor

Elton Caramante Antunes, Universidade de Sorocaba (Uniso)
Mestre em Comunicação e Cultura  pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e membro do GPIM - Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso)
Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Universidade de Sorocaba (Uniso)
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui estágio pós-doutoral na Universität Kassel, Kassel - Alemanha (2008), sob os auspícios da FAPESP. É professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade de Sorocaba, UNISO.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres