O papa no Twitter e os desafios da atuação da Igreja junto às redes sociais digitais

  • Myrian Regina Del Vecchio de Lima Universidade Federal do Paraná
  • Valdecir Bressani Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Redes Sociais, Igreja Católica, Comunicação, Twitter, Cibercultura.

Resumo

Com a conta @pontifex, no Twitter, disponível em oito idiomas, o Papa Bento XVI lançou um novo desafio para a Igreja Católica: estar presente nas redes sociais e compreender que a internet não é um simples instrumento, mas um lugar, um ambiente de interação social a ser habitado. Hoje a conta que permanece ativa, mantida por seu sucessor Papa Francisco, superou os oito milhões de seguidores. O pensamento comunicacional da Igreja passa por um processo de reelaboração desde a metade do século XX, quando explodiam as questões relacionadas aos meios de comunicação de massa. Atualmente, a Igreja é desafiada a compreender a internet não como uma realidade simbólica paralela, separada do cotidiano, e sim como espaço antropológico interconectado, um ambiente sociocultural, que abriga elementos novos da chamada cibercultura e exige uma atitude de presença dialogante.

Biografia do Autor

Myrian Regina Del Vecchio de Lima, Universidade Federal do Paraná
Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR; Mestre em Comunicação Social, com ênfase em Comunicação e Tecnologia, pela Universidade Metodista de São Paulo. Jornalista.
Valdecir Bressani, Universidade Federal do Paraná

Sacerdote, pertence à Diocese de Palmas – Francisco Beltrão. Graduado em Filosofia e Teologia, Especialista em Teologia Pastoral e Docência no Ensino Superior, Professor de Filosofia e mestrando bolsista no Programa de Mestrado em Comunicação Social da UFPR, turma 2013-2015.

Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres