Um código para jogar: mídia locativa, espaço e lugar

  • Luiz Adolfo de Paiva Andrade Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Jogos Digitais, Mídia Locativa, Mobilidade, Lugar, Espa

Resumo

Este artigo discute a experiência disponível nos jogos de realidade alternativa (ARG), considerando o uso das mídias locativas e o papel do espaço no processo de mediação. A hipótese sustenta que o uso de tecnologias e serviços baseados em localização pode renovar a relação da comunicação social com o espaço, que passa a ser concebido como a base da mediação, consumada pela criação de um lugar. Para desenvolver a discussão, foi realizado um estudo de caso de CodeRunner, indicado ao prêmio de melhor jogo para plataformas móveis no Golden Joystick Awards em 2012.

Biografia do Autor

Luiz Adolfo de Paiva Andrade, Universidade do Estado da Bahia
Professor do curso de comunicação social da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas III.Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (cibercultura) pela Universidade Federal da Bahia.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres