Consumo, lazer e espaço urbano:
a reinvenção da Rua 16 de Março, em Petrópolis
Resumo
A Rua 16 de Março, localizada na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, recebeu especial atenção de empreendedores que investiram na criação de uma associação de comerciantes, visando à promoção de atrações culturais, produzindo novas lógicas e mecanismos de circulação e produção de sentidos associados ao local. Neste trabalho, a partir de visitas ao local e de relatos das gestoras da Associação Rua 16 de Março, procuramos compreender como se articulam práticas de consumo, lazer e dinâmicas de circulação no espaço urbano, nas iniciativas empreendedoras que têm sido implementadas na localidade. Observamos, a partir dos dados analisados, a busca dos gestores por incrementar a imagem da Rua 16 de Março, por meio de iniciativas voltadas à valorização do espaço urbano, em conformidade com as tendências mundiais de gestão de cidades criativas e cidades-espetáculo.
Copyright (c) 2019 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.