Continuidades e rupturas na cultura fotográfica: fotografia digital, álbum de família e memória no Flickr

  • Nina Velasco e Cruz
  • Gabrielle da Costa Moreira
Palavras-chave: Memória, Fotografia digital, Álbum de família.

Resumo

A passagem do analógico para o digital vem provocando profundas mudanças no campo da fotografia. Uma delas está ligada às formas de armazenamento e circulação. Se por muito tempo álbuns, caixas e gavetas eram os lugares para serem guardadas as fotos, agora a imensa quantidade de imagens gerada pela tecnologia digital permite o armazenamento ecompartilhamento em sites na internet. O ato fotográfico assume hoje, em proporções ampliadas, uma forma difusa de narração das nossas experiências cotidianas, um autoarquivamento através de testemunhos imagéticos de nossa existência. O objetivo do trabalho é analisar exemplos encontrados no site Flickr de forma a compreender as rupturas e continuidades na organização dos álbuns fotográficos de família e o papel que a memória assume nesse contexto.

Biografia do Autor

Nina Velasco e Cruz
Nina Velasco e Cruz. Doutora em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente desenvolve o projeto de pós-doutoramento;Fotografia digital, estética e memória na arte contemporânea”, comfinanciamento da CAPES, na McGill University em Montreal, Canadá
Gabrielle da Costa Moreira
Gabrielle da Costa Moreira. Historiadora formada pela Universidade Federal Fluminese e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa financiada pelo CNPq.
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático