O Consumo de Romances e o Universo Feminino: As Práticas de Leitura dos Livros do Coração

  • Roberta Manuela Barros de Andrade Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Erotilde Honório Silva Universidade de Fortaleza (Unifor)
Palavras-chave: Literatura de Massa, Romances Sentimentais, Consumo, Comunidades Interpretativas, Práticas de Leitura.

Resumo

A literatura de massa encontra um lugar de destaque nas práticas culturais de consumo da contemporaneidade. Neste contexto, os romances sentimentais são os mais populares dos gêneros de ficção da atualidade, movimentando um mercado bilionário ao redor do mundo. Este trabalho se insere, pois, na história dos usos e formas de apropriação do gênero por seus leitores. Assim, elegemos como objeto de análise as práticas de leitura de uma comunidade interpretativa, situada no município de Fortaleza, na região nordeste do Brasil. Para tal, selecionamos como informantes desta pesquisa, leitoras, de gerações e posições sociais diferentes, consumidoras frenéticas de tais romances.

Biografia do Autor

Roberta Manuela Barros de Andrade, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada e História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e Doutora em Sociologia pela UFC. Professora Titular do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Midia".
Erotilde Honório Silva, Universidade de Fortaleza (Unifor)
Professora Titular do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Midia".
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático