A conformação do campo profissional em jornalismo e o contexto da profissionalização no Brasil

  • Paula Melani Rocha
Palavras-chave: Profissionalização do jornalismo, Expertise, Conformação do campo profissional, Professores de Jornalismo.

Resumo

Na primeira década do século XXI a profissão de jornalismo é questionada em âmbito judicial no Brasil e a exigência da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão fica suspensa. Retorna ao cenário nacional a discussão se há ou não uma expertise em Jornalismo. Instituições nacionais e regionais que representam a categoria juntamente com as associações de pesquisadores, acadêmicos e professores travam uma luta judicial, social e política em defesa da profissão e da sua área do conhecimento. A reflexão traz uma análise das transformações do processo de profissionalização do jornalismo, seus embates históricos e contribuição dos encontros regionais dos professorse de de jornalismo da região Sul do país na conformação do campo profissional. O objetivo é apontar a relevância das discussões e posicionamentos dos movimentos da região Sul em consonância com a busca de legitimação da profissão de jornalista e a formação acadâmica dos jornalistas. Os procedimentos adotados foram pesquisa documental e bibliográfica sobre as transformações do campo do Jornalismo e o processo  de profissionalização da carreira. Entre os resultados apontados estão o reconhecimento da participação dos fóruns regionais na conformação do campo profissional em Jornalismo e a necessidade de documentar e sistematizar movimentos importantes desse período histórico da profissão.

Biografia do Autor

Paula Melani Rocha
Professora da Pós-graduação em Jornalismo e da graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora-colaboradora do LabJor (UNICAMP).
Publicado
2016-06-17
Seção
Artigos Livres