Marketing de conteúdo e setor alimentício: apropriações do mercado em tempos de pandemia do novo coronavírus

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir eticamente sobre ações de marketing de conteúdo realizadas por empresas do setor alimentício durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para tanto, é conduzida uma pesquisa bibliográfica de forma a situar o marketing de conteúdo no contexto das transformações no cenário midiático e na publicidade; e apresentar conceituações dessa estratégia comunicacional, que tem por foco oferecer conteúdo relevante e útil aos consumidores, diferenciando-se dos tradicionais anúncios publicitários. Além disso, é realizada uma pesquisa de caráter exploratório para levantamento de exemplos de ações. Percebe-se, no atual período de crise, uma ênfase no apelo emocional e uma maior utilização do marketing de conteúdo, o que ofusca o caráter mercadológico, configurando-se, assim, como um problema ético e demandando investimento em regulações específicas.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social (GCO) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Antropologia Social (UFRJ). Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFF). Integrante do Grupo de Pesquisa ESC: Ética na Sociedade de Consumo (UFF/CNPq).

Publicado
2020-12-26
Seção
Artigos Livres