A gênese da escrita jornalística: entrevista com Jorge Pedro Sousa

  • Lidia Paula Trentin
  • Marcio Morrison Kaviski Marcellino
  • Giovana Ferri

Resumo

O jornalismo, em sua essência, se desenvolve pela arte de contar histórias e de informar a sociedade sobre eventos cotidianos. É através da perspectiva da gênese jornalística que o teórico e pesquisador Jorge Pedro Sousa desenvolve suas investigações científicas. Para o professor, desde a antiguidade se contam histórias ao público e essas histórias transmitem informações e notícias que merecem ser contadas. Ainda segundo perspectivas elaboradas pelo autor, há um padrão nas mudanças e transformações das práticas e processos do jornalismo no ocidental: “no Ocidente se nota, sustentamos aqui, um certo paralelismo na evolução do jornalismo” (SOUSA; LIMA, 2020, p.188). 

Nesse contexto em que há uma evolução nas práticas e processos de construção de notícias e de fazer jornalismo, mudam-se não apenas os modos de fazer, mas também, os modos de consumo desses produtos comunicacionais. Em pesquisa recente publicada em parceria com universidades e pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha, foi possível observar, por exemplo, que os alunos das universidades pesquisadas não têm o hábito de consumir todo o conteúdo de uma notícia. Na verdade, a maioria deles se concentra na leitura do lead e das informações primárias (CATALINA; SOUSA; CRISTINA, 2019).

Jorge Pedro Sousa é pesquisador e professor de Jornalismo na Universidade Fernando Pessoa e no Instituto de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNova). Autor de mais de 84 trabalhos científicos, dentre eles Uma história crítica do fotojornalismo ocidental (2000); A Génese do Jornalismo Lusófono e as Relações de Manuel Severim de Faria (1626-1628) (2007) e Jornalismo em Portugal no alvorecer da modernidade (2014). Nesta entrevista concedida no primeiro semestre de 2022, o pesquisador discorre sobre a gênese da escrita jornalística, os desafios para os profissionais de Comunicação com o avanço das informações e as redes sociais e o futuro das práticas jornalísticas.

Publicado
2022-06-29