Mark Fisher e as Teorias da Comunicação:

aproximações teórico-metodológicas

Resumo

O texto discute a pertinência dos escritos do filósofo e crítico cultural inglês Mark Fisher (1968-2017) para o campo da Comunicação. Pretende indagar a respeito de uma eventual epistéme comunicacional inscrita nos textos de Fisher (ou a ser extraída deles, futuramente). Para tanto, se atém ao modo como determinados objetos midiáticos surgem em suas análises e autorizam projeções conceituais; ao modo como autores canônicos em nossa área (tais como Herbert Marcuse e Stuart Hall) são revisitados e repotencializados; às suas experiências de escrita, seja em blogs, seja em publicações pseudoacadêmicas ou na imprensa musical especializada, convertendo-se num tipo de “intelectual público” e à sua atuação como arqueólogo (involuntário) da cultura digital inglesa na metade da década de 1990.

Biografia do Autor

Fabricio Lopes da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo (UFSM), mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos / RS). Pós-Doutor pela School of Arts and Media (Salford University, UK). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral – bolsa PNPD Capes – junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. E-mail: fabriciosilveira@terra.com.br

http://lattes.cnpq.br/8096511043948981.

 

Publicado
2022-12-28
Seção
Artigos Livres