As práticas publicitárias no varejo autônomo

uma análise das possibilidades de interações com consumidores

  • ALESSANDRA BARROS MARASSI Cásper Líbero e ECA-USP

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar as práticas publicitárias direcionadas ao varejo autônomo de lojas sem caixa que operam por Inteligência Artificial formatadas no conceito “Just Walk Out” criado pela Amazon.com. A metodologia está pautada na análise da dinâmica da Amazon GO em relação com ações publicitárias frente às práticas de consumo de um consumidor mais dinâmico e adepto às tecnologias inteligentes do cotidiano. Propomos alterativas da prática publicitária a fim de fortalecer as interações entre marcas e consumidores (PEREZ; TRINDADE, 2021), visto o tempo de permanência do consumidor na loja é reduzido. A conveniência de entrar, pegar o produto e sair impacta na exposição das mensagens publicitárias no ponto de venda, mudando as estratégias para manter o interesse do consumidor num processo de compra mais rápido e objetivo.

Biografia do Autor

ALESSANDRA BARROS MARASSI, Cásper Líbero e ECA-USP

Pós-Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Brasil. Atualmente é professora nos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, na Faculdade Cásper Líbero, Brasil. E professora na Pós-Graduação em Comunicação e Gestão de Mídias Digitais, no SENAC, Brasil. E-mail: alebarros8@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3239-5046

Publicado
2024-06-25