Performatividade de gênero na cultura midiática: dinâmicas de visibilidade nas trajetórias de MC Xuxu e Titica

  • Simone Evangelista Cunha Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Thiago Soares Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Luciana Xavier de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O trabalho pretende discutir a performatividade de gênero na música popular
periférica a partir do trabalho de duas cantoras transexuais: a brasileira MC Xuxu, artista do funk, e a angolana Titica, estrela do kuduro. Entende-se a trajetória dos corpos destas artistas a partir das dinâmicas de visibilidade do sujeito transexual na cultura midiática; das (re)encenações de corpos femininos hegemônicos - notadamente as divas pop; dos resíduos de masculinidades "subtraídos" e "ocultos" na performance. Opta-se pelo debate em torno da performatividade de gênero na tentativa de arregimentar a dinâmica efêmera das aparições de feminilidades e masculinidades trans e dos atravessamentos presentes no bios cênico. Busca-se compreender como essas performances são atravessadas por relações de poder referentes a instâncias de raça e classe social por meio da configuração de corpos subalternos que aparecem exóticos e sedutores nos ambientes da música pop.

Biografia do Autor

Simone Evangelista Cunha, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), autor dos livros "A Estética do Videoclipe" (2014) e "Videoclipe - O Elogio da Desarmonia" (2005), integrante do Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (LAMA).
Luciana Xavier de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutora em Comunicação Social do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, com estágio doutoral na Universidade Tulane, EUA e na Universidade de Tubingen, Alemanha. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa sobre música popular e identidade afro-brasileira.
Publicado
2017-03-08