Da alegria à revolta: a retórica das mídias para eliciar emoções nos brasileiros através de estereótipos

  • Fernando Simões Antunes Junior Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Jacques Alklai Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Comunicação, Emoções, Retórica.

Resumo

O presente artigo pretende averiguar indícios de como o discurso midiático tem contribuído para a desconstrução do estereótipo do brasileiro feliz, agora mais raivoso e reativo, como recurso retórico para o regramento do humor das massas. A partir da análise de peças jornalísticas nacionais e internacionais, busca-se levantar hipóteses sobre a construção do clima emocional que permeou as discussões políticas e ideológicas acerca dos escândalos de corrupção que culminaram em um processo de impeachment da presidente da república Dilma Rousseff. Para esta breve análise, são utilizadas algumas bases teóricas compartilhadas entre a psicologia cognitiva, o pensamento sistêmico e a neurolinguística, de forma a promover um estudo interdisciplinar entre as ciências da mente, do corpo e da comunicação.

Biografia do Autor

Fernando Simões Antunes Junior, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduado em Jornalismo (2002), recebeu o título de mestre em Comunicação Social em 2009 e é doutorando pelo PPGCOM da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Coach Practitioner em Programação Neurolingupistica pelo Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Já atuou como Professor Substituto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também foi professor no Centro Universitário Metodista IPA e na Faculdades São Francisco de Assis (Unifin). Atualmente é bolsista Capes e seu objeto de pesquisa é o uso das emoções na construção da retórica midiática e seus impactos no comportamento humano. Enquanto comunicador, já atuou como editor de conteúdo do website do Jornal Correio do Povo, repórter de TV do SBT RS e documentarista da Coomunica-Cooperativa de Comunicação. Também tem experiência em outras áreas do jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Especializado (Empresarial, Comunitário, Científico), Fotojornalismo e Webjornalismo.
Jacques Alklai Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), BA em jornalismo pela Universidade da Flórida, em Gainesville, mestrado em Jornalismo - University of South Carolina (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996). O Pós-Doutorado foi realizado na Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos e na Universidade de Tel Aviv. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, turismo, tecnologia, reportagem, história e teoria da comunicação, relações públicas internacionais, relações internacionais e persuasão.
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos Livres