Foto e Lomografia: tendências estéticas de uma prática contemporânea

  • Renata Lohmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Taís Martins Portanova Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Anelise Angeli De Carli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Comunicação, Fotografia, Imaginário, Lomografia.

Resumo

Apesar dos avanços tecnológicos em fotografia, a estetização das fotografias compartilhadas no ambiente digital parece remeter a uma tendência vintage. Encontramos nas fotografias das câmeras LOMO e no movimento lomográfico algumas pistas de para onde a fotografia parece estar caminhando: o lúdico, a experiência e o aleatório parecem brotar do nosso objeto de estudo, a lomografia. Para entrelaçar essas diferentes compreensões vamos tomar como ponto de vista a Teoria Geral do Imaginário e outros estudos do simbolismo, uma vez que compreendemos a tendência de estetização na fotografia como um acontecimento não simplesmente motivado por coincidências históricas, mas como possíveis sintomas da ativação de um simbolismo na cultura.

Biografia do Autor

Renata Lohmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e mestre em Comunicação e Informação, com ênfase em Cultura e Significação, pela mesma universidade (2015), atualmente é doutoranda na mesma área. É integrante do Grupo de Estudos de Comunicação e Imaginário (Imaginalis), sob orientação da Profa. Dra. Ana Taís Martins Portanova Barros.
Ana Taís Martins Portanova Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ana Taís Martins Portanova BARROS é pós-doutora em Filosofia da Imagem pela Université Jean Moulin - Lyon/3 (2013), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e bacharel em em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Em 2008, fundou e lidera até hoje o Imaginalis - Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS).
Anelise Angeli De Carli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutoranda do PPGCOM/UFRGS, bolsista CAPES e integrante do Imaginalis - Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS). Investiga as relações entre imaginário, jornalismo e fotografia. Possui Mestrado em Comunicação e Informação (UFRGS, 2016) e graduação em Jornalismo (UFRGS, 2012).
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos Livres