O refúgio que você pode ver: uma análise do discurso da mídia brasileira sobre o refúgio

  • Gabriel Haddad Teixeira Universidade de Brasília - UnB
  • Cristina Maria Zackseski Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Refúgio, Estatuto dos Refugiados, Criminologia Midiática.

Resumo

O tema da imigração – e em particular o refúgio – foi uma tendência nos noticiários durante os anos de 2015 e 2016. Em detrimento de algumas particularidades regionais dos fluxos de deslocamento de pessoas, o tema é tratado e noticiado em todo o mundo como uma crise migratória. A cobertura midiática nos permite acompanhar de alguma forma esse fenômeno. Neste texto, apresentaremos questionamentos sobre o tipo de reflexão proporcionada pelo discurso da mídia brasileira sobre o refúgio, iniciando com uma breve análise teórica do direito dos refugiados de modo a explorar o conceito de refúgio. Em seguida, o conceito teórico é contrastado com o conteúdo de reportagens produzidas em 2015 e 2016. O objetivo é identificar os limites da cobertura midiática para a compreensão do problema do refúgio e contribuir para compreensão do mesmo, nesse momento em que o tema está em evidência.

Biografia do Autor

Gabriel Haddad Teixeira, Universidade de Brasília - UnB
Professor no Curso de Direito no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Doutorando em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - UnB.
Cristina Maria Zackseski, Universidade de Brasília - UnB
Doutora em Estudos Comparados Sobre As Américas pela Universidade de Brasília (2006). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Graduada em Direito na Universidade Federal de Santa Maria (1993), Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), credenciada na pós-graduação para os cursos de Mestrado e Doutorado (2012).
Publicado
2017-06-21