Pós-digital: o fim da comunicação massiva

Resumo

O “Pós-Digital” é um termo que ultrapassa fronteiras do campo cada vez mais expandido da Cultura Digital. Envolve o contexto das artes, da cultura, da cognição e sobretudo do poder. No cenário internacional a utilização do termo é corrente, o que implica na necessidade de uma pausa para que se possa compreender sua dimensão.

A utilização do prefixo pós- não implica dizer que o que veio antes acabou, mesmo porque o mundo atual apresenta elementos que são absolutamente pré-digitais, digitais e também pós-digitais, mas é uma crítica e uma ampliação ao conceito do termo precedente. E isso acontece porque a sociedade não pode ser vista de forma linear, estanque; determinadas forças do passado modificam a paisagem do presente, possibilitando uma nova imersão no futuro. Por meio de reflexões sobre essas novas possibilidades de conceituação, implicação e utilização do termo, Lucia Santaella proporcionou uma comunhão de suas diversas obras, trazendo novos pensamentos em relação ao contexto contemporâneo que acaba com a Era das Massas e traz um coletivo individualizado. A seguir, apresentamos trechos de uma entrevista com a autora que contribuem para o entendimento do conceito e abrangência do termo.

Lucia Santaella é pesquisadora 1A do CNPQ, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou 41 livros e organizou 14, além da publicação de mais de 300 artigos no Brasil e no exterior.

Biografia do Autor

Suyanne Tolentino Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP). Especialista em Didática do Ensino Superior (PUCPR). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (PUCPR). Professora de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

E-mail: suyanne.souza@pucpr.br / Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0694585231760495
Publicado
2018-07-01
Seção
Entrevista