Estratégias gráficas e humor sarcástico: a notícia levada à "sério" no Programa CQC, da TV Bandeirantes, Brasil

  • Denise Azevedo Duarte Guimarães
  • Kati Caetano
Palavras-chave: Telejornalismo, Hibridações, Metalinguagem, Humor, Ethos jornalístico.

Resumo

O artigo investiga a mistura de jornalismo noticioso e ironia paródica no programa “Custe o que custar” - “CQC”, da TV Bandeirantes/Brasil -, marcado por estética inovadora que serve de base formal a uma proposta ética. Enfatiza-se a forma como “CQC” incita à visão crítica dos fatos divulgados na semana, pelo recurso a vários gêneros discursivos, entre eles o jornalismo de reportagem, trazendo, por meio de expedientes da narrativa gráfica de humor, os conteúdos não-ditos e a crítica mordaz às políticas públicas. Indaga-se, igualmente, em que medida CQC se diferencia de outros programas do gênero, sem cair na vala comum do humor como mero entretenimento.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres