Identidade, nostalgia e memória afetiva no consumo de videogames retrô

  • Felipe Correa de Mello Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Vicente Martin Mastrocola Escola Superior de Propaganda e Marketing

Resumo

O mercado de games retrô constitui o objeto empírico deste artigo, que se caracteriza como resultado parcial de pesquisa em andamento voltada para a compreensão das relações entre memória, identidade e consumo de games, no mercado brasileiro. Buscamos explicitar alguns nexos entre memória social e o consumo de jogos digitais retrô, entendendo que a constituição das memórias individuais e sociais são processos comunicativos e afetivos. Como percurso argumentativo, apresentamos, na primeira parte deste artigo, algumas considerações sobre o conceito de memória social, bem como sobre fenômeno contemporâneo de “cultura da memória”, conforme trabalhado pelo historiador Andreas Huyssen. Em seguida, tratamos de iluminar alguns pontos sobre os sentidos mobilizados no processo de consumo dos jogos retrô. 

Biografia do Autor

Felipe Correa de Mello, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Possui doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É pesquisador do grupo CNPq “Comunicação, Educação e Consumo” do PPGCOM-ESPM.

Vicente Martin Mastrocola, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), game designer, professor do curso de Tech e supervisor da área de games. vincevader@gmail.com
Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos Livres