Aprendizagem por projeto no ensino superior: análises preliminares nos cursos de Educação Física, Design de Moda, Psicologia e Engenharia Elétrica

  • Neliffer Horny Salvatierra Rodrigues Universidade Tuiuti do Paraná
  • Alessandra Dal Lin Universidade Tuiuti do Paraná
  • Eunice Lopez Valente Universidade Tuiuti do Paraná
  • Irene C. Picone Prestes Universidade Tuiuti do Paraná
  • Jonas Castiglione Lima Universidade Tuiuti do Paraná
  • Mariana Fontoura Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

No presente artigo faz-se uma digressão sobre a importância da aplicação de metodologias ativas no ensino superior, notadamente a metodologia Aprendizado Baseado em Projetos (PBL ou ABP). Apresenta-se a experiência desenvolvida na Universidade Tuiuti do Paraná, por meio de seu Núcleo de Apoio ao Docente (NAD), ao incentivar os professores a pesquisarem a própria prática para construírem novos conteúdos e ressignifiquem o trabalho pedagógico. A metodologia ABP é apresentada, desde seu histórico até os métodos de avaliação recomendados, mediante a descrição das etapas a serem cumpridas para uma adequada aplicação em diversas turmas da Universidade. Especificamente, são apresentadas as experiências em realização nos cursos de Psicologia, Educação Física, Design de Moda e Engenharia Elétrica, cobrindo uma ampla gama de particularidades de organização curricular e público participante do projeto. Destas experiências decorrem considerações sobre a participação dos alunos na construção do conhecimento e dos docentes, na elaboração em equipe dos parâmetros científicos adotados no acompanhamento e avaliação da ABP. Mesmo com a pesquisa, ainda em andamento, já é possível uma avaliação positiva em termos de aplicabilidade nas diversas áreas de ensino da Universidade.

 

Palavras Chave: Ensino, Aprendizagem, Projeto, Avaliação, ABP

Publicado
2019-12-06
Como Citar
SALVATIERRA RODRIGUES, N.; LIN, A.; VALENTE, E.; PRESTES, I.; LIMA, J.; FONTOURA, M. Aprendizagem por projeto no ensino superior: análises preliminares nos cursos de Educação Física, Design de Moda, Psicologia e Engenharia Elétrica. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 6, n. 59, p. 65-86, 6 dez. 2019.