Padronização e redução de custos: o caso da unificação de shelf life de embalagens plásticas frigorificadas

  • Dadiane Pauletti Univirsidade Tuiutí do Paraná
  • Regiane Aralde Universidade Tuiuti do Paraná
  • Jorge Marcos Feliciano Universidade Tuiuti do Paraná
  • Miguelangelo Geimba de Lima Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

A padronização de produtos de origens diversas não impacta tão somente em agilidade e controle de operações, mas também na identificação e eliminação de custos ocultos. Seguindo esta orientação, neste trabalho foi realizado um estudo de caso em uma Multinacional Brasileira do Ramo Alimentício em que foram levantados e posteriormente padronizados os prazos de validade (shelf life) das embalagens plásticas frigorificadas. Os resultados indicaram que a gestão de estoques de diversos prazos de validade para as mesmas categorias de embalagens de fornecedores distintos, causavam transtornos no controle de estoques e desperdícios com descartes indesejados de itens vencidos, aumentando o custo final dos produtos acabados.

Biografia do Autor

Miguelangelo Geimba de Lima, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor pelo ITA; Mestre pela FGV; Engenheiro pela UFSM; Especialista em administração e marketing pela UCS; Especialista em gestão da qualidade pela UCS.

 

QUALIFICAÇÕES EM EDUCAÇÃO E GESTÃO ACADÊMICA:

 Professor de MBA e palestrante para eventos científicos em transporte 4.0, logística 4.0 e indústria 4.0 nas Universidades UNESP, IEL, ESIC, UNINTER, UTP, IMEPAC e BAGOZZI; Foi diretor e coordenador de cursos em Universidades do Rio Grande do Sul (UCS) e São Paulo (FATESF); Escritor de 32 artigos; Escritor dos livros: LIMA, M. G. A Cadeia Logística da Carga Aérea Internacional do Brasil: Características, Fluxos Logísticos e Principais Atores. 1ª. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2018; LIMA, M. G. O Ecossistema Global de Inovação da Eletromobilidade Autônoma (em desenvolvimento); Membro do corpo editorial das revistas Independent Journal of Management & Production e FATESF.

 

QUALIFICAÇÕES EM GESTÃO DE PROJETOS PÚBLICOS, EDUCACIONAIS E EMPRESARIAIS:

Gestor de projetos empresariais em planejamento, Supply Chain Management, Lean Logistics, Lean Manufacturing, sistemas ERP e MRPII e custos; Foi diretor de projetos do Instituto Pró Urbano; Gerenciou o Programa Extensão Empresarial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul no Cluster Moveleiro da Serra Gaúcha; Coordenou e elaborou o relatório do Plano Setorial Integrado no Cluster Moveleiro da Serra Gaúcha; Foi consultor setorial do Programa Desenvolvimento de Fornecedores no Cluster Moveleiro da Serra Gaúcha; Foi gerente industrial em empresas de médio porte.

Publicado
2019-12-06