O discurso icônico da literatura

  • Marília Maria Menon Araujo Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

Apresenta-se a leitura de obras imagéticas selecionadas para o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola, para o ano 2014, portanto, destinadas a participar no desenvolvimento estético, cultural e social da primeira infancia. Devido à abrangência deste acervo, fez-se um recorte, através da análise semiótica em Barthes, em dois livros ilustrados cuja importância se evidencia no virar de suas páginas. Os livros escolhidos foram: Tom, de André Neves; e, Nerina, a ovelha negra, de Michele Iacocca. A percepção de que uma imagem de fato possui várias possibilidades de leitura se consolida; a crítica se apresenta, e se faz necessária. E, no pertencimento a uma rede educacional, essa compreensão ganha outra dimensão, porque leitores em vários graus irão encontrá-los, usufruir e decidir aqueles cujas leituras os acompanharão em sua individualidade histórica. Reflexão, decepção, prazer: os livros ilustrados irão contar.

Publicado
2019-12-06