Fazer das tripas cérebro: A Montanha Sagrada, de Alejandro Jodorowsky e o mito da superioridade intelectual europeia como forma de dominação e exploração colonial
Resumo
O objetivo deste artigo é abordar três cenas do filme A montanha sagrada, de Alejandro Jodorowsky, à luz das discussões desenvolvidas pelas teorias decoloniais. Utilizamos como autores base a pesquisadora brasileira Maíra Zenun de Oliveira e o teórico estadunidense Robert Stam para pensar as relações entre arte, cinema e decolonialidade. A metodologia utilizada para pensar as temáticas propostas se estabeleceu através da identificação de pontos de contato entre os autores, pensando de que maneira o pensamento de ambos converge para uma possível leitura de imagens presentes no filme. Nesse sentido, foi construída uma leitura do fenômeno cinematográfico enquanto um elemento de resistência aos modos de funcionamento das lógicas colonizadoras, tendo em vista a intensificação dos debates em torno das questões identitárias na contemporaneidade.
Copyright (c) 2020 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.