Realismo como prática cinematográfica na obra de Thomas Vinterberg

Resumen

Este artigo investiga o papel do realismo como prática cinematográfica no contexto do cinema dinamarquês contemporâneo, com base na proposta teórica de Birger Langkjær. O objetivo é validar a teoria de Langkjær sobre o realismo, especialmente o realismo social e o realismo psicológico, e analisar sua aplicabilidade em obras recentes da cinematografia dinamarquesa. Utilizando o quadro teórico do autor, o estudo se concentra na análise dos filmes "A Caça" e "A Comunidade", ambos dirigidos por Thomas Vinterberg. Partindo do pressuposto de que os elementos tradicionais do cinema dinamarquês, conforme descritos por Langkjær, permanecem presentes em muitas produções contemporâneas, este trabalho busca demonstrar a relevância contínua da compreensão do realismo como uma prática cinematográfica distintiva para este cinema nacional.

Biografía del autor/a

Fernando Artur de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná

Docente na Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR.
Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.
Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Publicado
2024-05-06
Cómo citar
SOUZA, F. Realismo como prática cinematográfica na obra de Thomas Vinterberg. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 68, p. 185-206, 6 maio 2024.