Qualidade fisiológica de sementes de trigo mourisco durante o armazenamento
Resumo
O trigo mourisco (Fagopyrum esculentum Moench), originário da Ásia Central, é um pseudo-cereal por possuir características semelhantes à dos cereais, sendo produzido no inverno e encontra-se disponível principalmente no Rio Grande do Sul. É uma cultura conhecida como trigo sarraceno ou trigo preto, que foi muito cultivado pelas populações nômades, que utilizaram o trigo sarraceno por seu baixo período vegetativo. Produz sementes ricas em amido, utilizadas em forma de farinha e sêmola para alimentação humana e animal. É muito utilizado na alimentação humana devido ao seu valor nutritivo e alcança os mesmos valores nutricionais que o trigo comum. Foram realizadas análises para avaliar a qualidade fisiológica do trigo mourisco durante o armazenamento, incluindo peso de mil sementes, emergência em campo, teor de água e germinação, onde nos resultados obtidos o trigo comum se destacou e por fim o lote 4 do trigo mourisco teve maior relevância após 36 meses de armazenamento.
Palavras-chave: Fagopyrum esculentum Moench; potencial fisiológico; germinação.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.