Educação Ambiental para o Desenvolvimento Humano na Educação Integral
Resumo
Este estudo aborda a contribuição da educação ambiental no desenvolvimento da formação humana em centros de educação integral municipal da rede de ensino de Curitiba. A reflexão trata sobre quais contribuições a educação ambiental pode fornecer para o desenvolvimento humano na educação integral em escolas municipais de Curitiba? Busca-se compreender a educação ambiental como prática social com intencionalidade articulada à educação integral em escolas municipais de Curitiba marcada por determinações externas e internas. As referências teóricas que fundamentam o estudo são: Souza (2016); Loureiro (2006; 2012; 2019); Guimarães (1995; 2004); Layrargues e Lima (2014); Sauvé (2005a, 2005b); Parente (2018) e Moll (2012; 2013). A pesquisa é de cunho qualitativa com dados de campo coletados em: documentos – leis, diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais; Projeto Político-Pedagógico dos três Centros de Educação Integral pesquisados e, entrevistas com quatro professoras de Educação Ambiental destas locais de pesquisa situados na regional de Santa Felicidade em Curitiba. Severino (2016) foi adotado como referência para a análise interpretativa do conteúdo das entrevistas e na codificação e decodificação do conteúdo dos textos. Os resultados indicam que: a Educação Ambiental é regulamentada pelas políticas municipais na gestão escolar e as práticas pedagógicas dos professores; o espaço físico, gestão escolar, organização curricular e comunidade como eixos estruturantes da educação ambiental desempenham como determinações internas determinantes influências nas práticas pedagógicas dos professores dos Centro de Educação Integral pesquisados. Constatou-se fragilidades nas práticas pedagógicas de Educação Ambiental destes professores, mas também, a presença de práticas pedagógicas por meio de projetos.
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