A Linguagem na Educação: um diálogo entre as ideias de Lev Vygotsky e Paul Ricoeur

  • Edilayne Marjori Ribeiro Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

A linguagem foi, por muito tempo, vista como importante apenas em seu aspecto estrutural, ou seja, linguístico, sistemático e centralizado em teoria – sem prática. Isso começou a se transformar quando foi possível percebê-la através das relações com o ser humano, com o outro e com a educação. Este artigo tem, portanto, o objetivo de explicar este processo através das ideias de dois grandes autores desses temas: Lev Vygotsky e Paul Ricoeur, bem como outros estudiosos que perpassaram por eles. Foram criadas, para essas explicações, três categorias para aprofundamento: a linguagem e a fala; a linguagem e o outro; a linguagem e a educação. Com isso, buscou-se relacionar o que suas ideias tinham em comum e de que forma podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, as relações professor e aluno e outros pontos da educação levando em consideração a linguagem como constituição do ser humano.

Biografia do Autor

Edilayne Marjori Ribeiro, Universidade Tuiuti do Paraná

Local de Atuação: ASID Brasi.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2018), é pós-graduada em Neuropsicologia (2021) e mestra em Educação (2023) pela mesma universidade. É membra da Comissão de Educação Inclusiva da universidade, atendendo aos(às) alunos(as) e funcionários(as) com deficiência. Possui experiência nas áreas de linguagem, inclusão, funções cerebrais e sexualidade. Em seu período acadêmico, também participou do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade (GEPEED) e Grupo de Pesquisa Linguagens, Alfabetização e Letramentos.

Link do Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/5409985287419597

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3421-8465

Publicado
2024-11-29
Como Citar
RIBEIRO, E. A Linguagem na Educação: um diálogo entre as ideias de Lev Vygotsky e Paul Ricoeur. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. Especial, p. 102-116, 29 nov. 2024.