A Linguagem na Educação: um diálogo entre as ideias de Lev Vygotsky e Paul Ricoeur
Resumo
A linguagem foi, por muito tempo, vista como importante apenas em seu aspecto estrutural, ou seja, linguístico, sistemático e centralizado em teoria – sem prática. Isso começou a se transformar quando foi possível percebê-la através das relações com o ser humano, com o outro e com a educação. Este artigo tem, portanto, o objetivo de explicar este processo através das ideias de dois grandes autores desses temas: Lev Vygotsky e Paul Ricoeur, bem como outros estudiosos que perpassaram por eles. Foram criadas, para essas explicações, três categorias para aprofundamento: a linguagem e a fala; a linguagem e o outro; a linguagem e a educação. Com isso, buscou-se relacionar o que suas ideias tinham em comum e de que forma podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, as relações professor e aluno e outros pontos da educação levando em consideração a linguagem como constituição do ser humano.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.