Contribuições epistemológicas a partir de Paulo Freire e Papa Francisco, em prol de uma educação crítica e criativa

  • Jean Alves Lima Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Vanessa Cristina Camargo UFPR

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações práticas e teóricas resultantes dos ideais promovidos pelo pedagogo Paulo Freire e pelo Papa Francisco. Apesar de terem vivido em épocas distintas, é evidente que, de modo geral, a educação sempre esteve associada à capacidade de desenvolvimento crítico, criativo e participativo. Isso é alcançado somente por aqueles indivíduos que despertaram sua consciência através de um processo educacional emancipador e humanizador, conforme será demonstrado a seguir.

 

Palavras-chave: Paulo Freire. Papa Francisco. Liberdade. Humanização. Pacto Global.

 

Biografia do Autor

Jean Alves Lima, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

[1] Analista Pleno de Pastoral: Marista Esperança. Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP.  jeanpmj@hotmail.com -  https://orcid.org/0009-0008-3933-0134

Esse texto é fruto da dissertação de mestrado e está vinculado ao grupo de pesquisa Epistemologia e Educação.

 

Vanessa Cristina Camargo, UFPR

[1] Assistente Social: Marista Esperança. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. camargovanessa66@gmail.com -  https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-7023-3788.

Publicado
2024-11-29
Como Citar
LIMA, J.; CAMARGO, V. C. Contribuições epistemológicas a partir de Paulo Freire e Papa Francisco, em prol de uma educação crítica e criativa. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. Especial, p. 144-163, 29 nov. 2024.