Autismo: Desafios e Perspectivas
Resumo
O presente trabalho discorre acerca de desafios e perspectivas para o estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Básica ensino regular. O método utilizado é o da revisão narrativa de literatura. Para tanto, define-se o TEA e suas principais características, Plano de Ensino Individualizado (PEI), práticas baseadas em evidências (PBEs) e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Concluímos que a educação do estudante com TEA carece de individualização e de metodologias baseadas em evidências científicas para que ocorra de fato a sua escolarização, conforme previsto na legislação e nas políticas de inclusão. As práticas baseadas em evidências são essenciais para desenvolver programas de ensino em que todos os profissionais de educação desenvolvam as suas práticas de ensino pautadas nos mesmos objetivos de acordo com as necessidades individualizadas de cada estudante. Em suma, ainda há muito a avançar desde o conhecimento sobre o transtorno quanto a práticas baseadas em evidências cientificas no efetivo atendimento dos direitos do estudante com TEA.
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