Autismo: Desafios e Perspectivas

  • Ester Galter
  • Maria Ester Rodrigues

Resumo

O presente trabalho discorre acerca de desafios e perspectivas para o estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Básica ensino regular. O método utilizado é o da revisão narrativa de literatura. Para tanto, define-se o TEA e suas principais características, Plano de Ensino Individualizado (PEI), práticas baseadas em evidências (PBEs) e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Concluímos que a educação do estudante com TEA carece de individualização e de metodologias baseadas em evidências científicas para que ocorra de fato a sua escolarização, conforme previsto na legislação e nas políticas de inclusão. As práticas baseadas em evidências são essenciais para desenvolver programas de ensino em que todos os profissionais de educação desenvolvam as suas práticas de ensino pautadas nos mesmos objetivos de acordo com as necessidades individualizadas de cada estudante. Em suma, ainda há muito a avançar desde o conhecimento sobre o transtorno quanto a práticas baseadas em evidências cientificas no efetivo atendimento dos direitos do estudante com TEA.

Biografia do Autor

Ester Galter

ORCID - 0009-0003-8493-343X

Consultora Pedagógica na empresa Incluir, Mestra em Educação pela UTP. e -mail: esterpedagoga@hotmail.com

 

 

 

Maria Ester Rodrigues

ORCID 0000-0002-6316-1552

Maria Ester Rodrigues.

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. UNIOSTE.

Doutora em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC - SP.

e-mail mariaester.rpdrigues@gmail.com 

 

Publicado
2024-11-29
Como Citar
GALTER, E.; RODRIGUES, M. E. Autismo: Desafios e Perspectivas. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. Especial, p. 117-143, 29 nov. 2024.