A Construção de um imaginário social sobre as escolas cívico-militares
Resumo
O artigo tem por objetivo compreender os discursos e o imaginário social criado em torno das escolas cívico-militares, que tiveram aumento expressivo, no governo de Jair Messias Bolsonaro, após a publicação de Decreto, nº10.004/2019 que instituiu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), em 2019. Mesmo com a revogação desse decreto, em 2023, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a ampliação continua via projetos de leis Estaduais. Buscamos debater, amparados pelo método bibliográfico, sobre as pretensões das forças políticas neoconservadoras, vinculadas à lógica neoliberal, ao incentivarem projetos como esses que buscam implantar parte do sistema militar, nas escolas públicas brasileiras. Para tal, contextualizamos aspectos das escolas cívico-militares, articulando com alguns conceitos de Foucault sobre a disciplina como instrumento de controle e domesticação de comportamentos. Dialogando com este e outros autores, analisamos como se amplia o pensamento militarizado na sociedade, como promessa ilusória de um ideal de educação, sob a lógica neoliberal.
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