A Construção de um imaginário social sobre as escolas cívico-militares

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender os discursos e o imaginário social criado em torno das escolas cívico-militares, que tiveram aumento expressivo, no governo de Jair Messias Bolsonaro, após a publicação de Decreto, nº10.004/2019 que instituiu o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), em 2019. Mesmo com a revogação desse decreto, em 2023, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a ampliação continua via projetos de leis Estaduais. Buscamos debater, amparados pelo método bibliográfico, sobre as pretensões das forças políticas neoconservadoras, vinculadas à lógica neoliberal, ao incentivarem projetos como esses que buscam implantar parte do sistema militar, nas escolas públicas brasileiras. Para tal, contextualizamos aspectos das escolas cívico-militares, articulando com alguns conceitos de Foucault sobre a disciplina como instrumento de controle e domesticação de comportamentos. Dialogando com este e outros autores, analisamos como se amplia o pensamento militarizado na sociedade, como promessa ilusória de um ideal de educação, sob a lógica neoliberal.

Biografia do Autor

Marcia Salete Wisniewski Schaly, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP), CURITIBA, PR, BRASIL

Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná; Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Paraná; Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná; Especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pelo Centro Universitário Sociesc de Blumenau; Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo Conselho Regional de Psicologia; Especialista em Magistério pela Faculdade de Ciências Humanas e sociais de Curitiba; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Educação (Universidade Tuiuti do Paraná/CNPq); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Educação (Universidade Tuiuti do Paraná/ CNPq); Membro Participante Associado do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Psicanalista membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. Possui experiência de 16 anos de trabalho no Hospital Psiquiátrico Pinel de Curitiba. Atua como Psicanalista em consultório particular, exerce atividades de docência, pesquisa e produções teóricas.

Lauriane Lourenço Leal Cabral, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP), CURITIBA, PR, BRASIL

Mestre em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER (2016). Especialista em Gestão Educacional pelo SENAC PR (2007). Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva e Associação Nacional dos Magistrados Estaduais ANAMAGES (2004). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2019). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGED/UTP).

Publicado
2024-11-29
Como Citar
SCHALY, M.; CABRAL, L. A Construção de um imaginário social sobre as escolas cívico-militares. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. Especial, p. 4-27, 29 nov. 2024.