Descrição dos Achados Audiológicos, Sintomas Otoneurológicos e Gerais em Adultos Acometidos pela Covid-19
Resumo
O objetivo do presente estudo foi descrever os achados audiológicos, sintomas otoneurológicos e gerais em adultos acometidos pela Covid-19. Trata-se de estudo descritivo realizado em uma instituição de ensino superior em parceria com a saúde pública municipal. A amostra foi composta por 90 adultos brasileiros maiores de 18 anos submetidos à anamnese otoneurológica e geral, bem como à avaliação auditiva. Dos participantes, 64,4% eram do sexo feminino e foram avaliados ao longo de 90 dias após o diagnóstico de Covid-19. As principais queixas otoneurológicas foram zumbido, tontura e plenitude auricular. As queixas gerais incluíram dores no corpo, queda de cabelo, perda de memória, dores de cabeça e dificuldade de foco. A análise revelou ocorrência de perda auditiva neurossensorial, alteração nos reflexos acústicos e nas emissões otoacústicas por produto de distorção. O uso de hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina não influenciou os resultados audiológicos. Entretanto, as alterações nas emissões otoacústicas por produto de distorção foram relacionadas à internalização. Conclui-se, na amostra estudada, presença de sintomas otoneurológicos após a Covid-19, bem como alteração nas emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção e nos reflexos acústicos mesmo na presença de limiares auditivos dentro dos padrões da normalidade.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.