Análise de Vídeos sobre Exame de Comparação de Locutores Postados no Youtube® por Fonoaudiólogos
Resumo
Introdução: em meio às atuações na perícia fonoaudiológica, destacam-se as audiovisuais, com foco no exame de Comparação de Locutores (CL). A partir da frequência cada vez maior da utilização de recursos tecnológicos, no ambiente virtual, como fonte de pesquisas/informações, cabe averiguar como fonoaudiólogos apresentam sobre a CL na área de perícia criminal em vídeos postados por eles no website YouTube®. Objetivo: analisar vídeos da plataforma YouTube® que abordam o exame CL por parte de fonoaudiólogos. Metodologia: estudo transversal, exploratório, com análise videográfica acerca da CL sob o olhar da Fonoaudiologia voltada ao processo pericial. Para a busca do material foram utilizadas palavras-chave específicas e considerados determinados critérios de inclusão, sendo realizadas visualizações na íntegra desse material e, então, selecionados os vídeos, que foram investigados por meio de Análise de Conteúdo. Assim, elaboraram-se duas categorias: 1) Formação do fonoaudiólogo para atuação na CL; 2) Participação do fonoaudiólogo no processo pericial. Resultados: foram selecionados nove vídeos (quatro contemplados na categoria 1 e cinco na 2) postados após a Resolução Nº 584 do CFFa/2020, que reconhece a perícia fonoaudiológica como especialidade. Considerações Finais: destaca-se a relevância da participação do fonoaudiólogo no tema deste estudo, considerando-se sua formação que contempla diversos aspectos para a realização do exame CL. Chama-se atenção para a necessidade de estudos que levem em conta os conteúdos circunscritos na perícia fonoaudiológica e a participação do fonoaudiólogo na CL, bem como da visão desse profissional no cenário forense para a Fonoaudiologia.
Palavras-Chave: Acústica da Fala. Reconhecimento de Voz. Prova Pericial. Mídias Sociais. Fonoaudiologia.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.