Práticas Clínicas Fonoaudiológicas e Educacionais voltadas à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão narrativa

  • Rayssa Thaynara  Golinelli
  • Carlos Eduardo Borges Dias
  • Francielle Guebur
  • Cristiano Miranda de Araujo
  • Simone Infingardi Kruger
  • Rita Tonocchi
  • Ana Paula Berberian

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento que pode impactar no desenvolvimento global das pessoas, nas interações sociais que estabelecem na apropriação e aprendizagem da linguagem escrita. Ressalta-se as mídias sociais como ferramenta com potencialidades de promover a acessibilidade e difusão de informações e de saberes formulados por profissionais de várias áreas permitem, bem como, a construção partilhada de conhecimentos. Objetivo: Este estudo visa investigar concepções e práticas fonoaudiológicas e educacionais, veiculadas em vídeos disponíveis no YouTube, enfocando tais processos. Método: Foram identificados 484 vídeos em língua portuguesa no YouTube utilizando palavras-chave como "linguagem escrita", "fonoaudiologia", "educação", "TEA", "Autismo", "Letramento" e "alfabetização". Foram adotados como critérios de inclusão vídeos nacionais produzidos nos últimos 10 anos por fonoaudiólogos e/ou professores para o YouTube. Como critérios de exclusão constam reportagens de TV, palestras, vídeos estrangeiros, caseiros ou de outras temáticas. Resultados: Foram selecionados 13 vídeos, sendo que 61,53% são produzidos por fonoaudiólogos e 38,47% por professores, com 92,31% direcionados a professores e 7,69% a fonoaudiólogos. Quanto às concepções de linguagem escrita, 69,23% a concebem como código/instrumento de comunicação e 30,77% como prática social. Além disso, 92,31% dos vídeos abordam práticas de ensino-aprendizagem da escrita. Conclusão: Fica evidente a necessidade de estudos que analisem a qualidade e consistência das informações veiculadas nesse tipo de produção, bem como, impactos que exercem na formação e atuação profissional, envolvendo contextos e processos clínicos e educacionais voltados à linguagem escrita e alunos diagnosticados com TEA.

Palavras-chave: TEA, fonoaudiologia, linguagem.

Biografia do Autor

Rayssa Thaynara  Golinelli

 

Fonoaudióloga. - Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, Brasil.. e-mail rtgolinelli@hotmail.com     https://orcid.org/0000-0002-1620-3529

 

Carlos Eduardo Borges Dias

Fonoaudiólogo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana e do curso de Graduação em Fonoaudiologia - Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil. E-mail carlos.dias@utp.br https://orcid.org/0000-0001-7072-8433;;

Francielle Guebur

Psicóloga. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, Brasil. E-mail moiraguebur@gmail.com        https://orcid.org/000-0001-4262-4861;

Cristiano Miranda de Araujo

Odontólogo. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana e do curso de Odontologia - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, Brasil. E-mail: cristiano.araujo@utp.br https://orcid.org/0000-0003-1325-4248

Simone Infingardi Kruger

Fonoaudióloga. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, Brasil. E-mail: simonekrueger@hotmail.com     https://orcid.org/0000-0002-3324-0698

Rita Tonocchi

Fonoaudióloga. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, Brasil. E-mail: rita.tonocchi@utp.br          https://orcid.org/0000-0001-7006-0541

 

Ana Paula Berberian


Fonoaudióloga. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, Brasil. E-mail: ana.berberian@utp.br         https://orcid.org/0000-0002-7176-7610

Publicado
2024-12-12
Como Citar
 GOLINELLI, R. T.; DIAS, C. E. B.; GUEBUR, F.; ARAUJO, C. M. DE; KRUGER, S. I.; TONOCCHI, R.; BERBERIAN, A. P. Práticas Clínicas Fonoaudiológicas e Educacionais voltadas à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão narrativa. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 10, n. 69, p. 26-72, 12 dez. 2024.