Práticas Clínicas Fonoaudiológicas e Educacionais voltadas à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão narrativa
Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento que pode impactar no desenvolvimento global das pessoas, nas interações sociais que estabelecem na apropriação e aprendizagem da linguagem escrita. Ressalta-se as mídias sociais como ferramenta com potencialidades de promover a acessibilidade e difusão de informações e de saberes formulados por profissionais de várias áreas permitem, bem como, a construção partilhada de conhecimentos. Objetivo: Este estudo visa investigar concepções e práticas fonoaudiológicas e educacionais, veiculadas em vídeos disponíveis no YouTube, enfocando tais processos. Método: Foram identificados 484 vídeos em língua portuguesa no YouTube utilizando palavras-chave como "linguagem escrita", "fonoaudiologia", "educação", "TEA", "Autismo", "Letramento" e "alfabetização". Foram adotados como critérios de inclusão vídeos nacionais produzidos nos últimos 10 anos por fonoaudiólogos e/ou professores para o YouTube. Como critérios de exclusão constam reportagens de TV, palestras, vídeos estrangeiros, caseiros ou de outras temáticas. Resultados: Foram selecionados 13 vídeos, sendo que 61,53% são produzidos por fonoaudiólogos e 38,47% por professores, com 92,31% direcionados a professores e 7,69% a fonoaudiólogos. Quanto às concepções de linguagem escrita, 69,23% a concebem como código/instrumento de comunicação e 30,77% como prática social. Além disso, 92,31% dos vídeos abordam práticas de ensino-aprendizagem da escrita. Conclusão: Fica evidente a necessidade de estudos que analisem a qualidade e consistência das informações veiculadas nesse tipo de produção, bem como, impactos que exercem na formação e atuação profissional, envolvendo contextos e processos clínicos e educacionais voltados à linguagem escrita e alunos diagnosticados com TEA.
Palavras-chave: TEA, fonoaudiologia, linguagem.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.