Ruído, Sintomas Auditivos e Qualidade de Vida no Trabalho de uma Equipe de Enfermagem de um Centro de Materiais e Esterilização
Resumo
Introdução: Centros de materiais e esterilização (CME), presentes em todos os hospitais, são ambientes de trabalho ruidosos, que podem levar a sintomas auditivos e diminuição da atenção e da concentração no trabalho, com risco para a qualidade de vida. Objetivo: Investigar a percepção do ruído, sintomas auditivos e qualidade de vida em profissionais que compõe a equipe de enfermagem de um CME de um Hospital Universitário da região sul do Brasil. Método: Estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado com a equipe de enfermagem de uma CME. Foram realizadas aferições dos níveis de pressão sonora ambiental, aplicado um questionário fechado para coleta de dados sobre a percepção do ruído no CME, saúde geral, sintomas auditivos e um questionário sobre Qualidade de Vida no Trabalho de Enfermeiros (QVTE). Resultados: Participaram 61 profissionais. Os níveis de ruído médios variaram entre 57,2 dB(A) e 96,6 dB(A), principalmente devido ao ruído da pistola de ar comprimido. Os sintomas auditivos mais predominantes foram intolerância ao ruído, sensação de ouvido tampado, zumbido e dificuldade para ouvir os colegas de trabalho, além de cansaço constante e irritabilidade. Os trabalhadores mais insatisfeitos com as condições de trabalho são aqueles que possuem intolerância ao ruído, que referem que o ruído é desagradável, que a acústica da sala não é satisfatória e que o ruído interfere na comunicação com o colega. Conclusão: Os níveis de ruído no Centro de Materiais e Esterilização são elevados provocando sintomas auditivos e prejuízo na qualidade de vida no trabalho da equipe de enfermagem.
Palavras-chave: Audição; Ruído; Qualidade de Vida; Enfermagem; Saúde do Trabalhador.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.