Perda Auditiva e Retocolite Ulcerativa: relato de caso
Resumo
Objetivo: descrever os achados audiológicos de um indivíduo diagnosticado com retocolite ulcerativa (RCU). Métodos: trata-se do relato de caso de um jovem adulto do sexo masculino, diagnosticado com RCU severa, com queixa de hipoacusia, zumbido bilateral e vertigem ocasional. Foram coletadas informações a respeito do histórico clínico de saúde geral e saúde auditiva e exames audiológicos periódicos. Resultados: As avaliações apontaram comprometimento auditivo, com alteração do tipo mista e do tipo sensorioneural e flutuação da audição, com variação de grau leve a profundo. O participante faz uso de aparelho de amplificação sonora individual, suplementação de ácido fólico e uso dos fármacos infliximabe e metotrexato. Após RCU, também foi diagnosticado com miocardite e hepatite medicamentosa. Os achados audiológicos demonstraram perda auditiva bilateral, com flutuação dos limiares auditivos tonais. Mesmo com o uso de medicações indicadas para perda auditiva imunomediada, não foi observada recuperação da audição. Conclusão: em conjunto com outras evidências, sugere-se uma possível associação, na qual a perda auditiva corresponderia a uma manifestação extraintestinal da RCU, caracterizando doença autoimune da orelha interna (DAOI).
Palavras-chave: Proctocolite. Perda auditiva. Doenças Autoimunes. Orelha Interna. Diagnóstico Clínico.
Copyright (c) 2024 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.