Desafios e possibilidades do atendimento multifuncional para estudantes autistas: uma análise da educação inclusiva

  • Marlene Valaski Bortoli Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

O presente estudo aborda a inclusão de estudantes autistas no contexto escolar, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na atuação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O AEE, regulamentado por normativas nacionais, tem o objetivo de eliminar barreiras e ampliar as oportunidades de aprendizagem, garantindo um ensino equitativo para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa destaca a importância da articulação entre os professores do ensino regular e os profissionais do AEE para assegurar uma educação inclusiva de qualidade. A metodologia utilizada baseia-se em uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, analisando produções acadêmicas publicadas entre 2020 e 2024. Os resultados apontam que, apesar dos avanços legislativos, a efetivação da inclusão ainda enfrenta desafios significativos, como a falta de formação continuada para os docentes, escassez de recursos pedagógicos e dificuldades estruturais nas escolas. Evidencia-se que o fortalecimento de políticas públicas, investimentos na capacitação docente e a estruturação das SRM são essenciais para garantir a participação ativa e o desenvolvimento integral dos estudantes autistas no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Marlene Valaski Bortoli, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora/ Psicopedagoga em São José dos Pinhais, PR. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: marlene.vb2020@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0009-8928-2541

 

 

Publicado
2025-12-05
Como Citar
BORTOLI, M. Desafios e possibilidades do atendimento multifuncional para estudantes autistas: uma análise da educação inclusiva. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 11, n. 71, p. 16-33, 5 dez. 2025.