O desvio de septo está associado a dor orofacial? Um estudo transversal
Resumo
Introdução: O septo nasal é uma cartilagem que faz parte da anatomia nasal, dividindo o nariz em duas narinas. O desvio de septo é uma condição em que a parede que separa as cavidades nasais é desviada para um lado, resultando em obstrução do fluxo de ar e alterações na anatomia nasal. A dor orofacial é uma queixa comum em pacientes com essa condição. Apesar da literatura relatar que pode haver essa associação, os estudos não são conclusivos. Objetivo: O presente estudo foi avaliar se há ou não essa associação entre o desvio de septo e a dor orofacial. Material e métodos: A avaliação foi realizada por meio da análise de 200 radiografias panorâmicas, presentes em prontuários de um centro de diagnostico de dor da universidade Tuiuti do Paraná. Esses prontuários foram selecionados aleatoriamente até completar uma amostra de 200 indivíduos, que se enquadravam nos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Resultados: Com base nessa amostra dos 200 pacientes, foi observado que não houve relação entre o desvio de septo e a dor orofacial (p = 0,490). Conclusão: Com base nos aspectos relatados, concluiu que mais estudos são necessários, para determinar de forma consistente se há ou não associação entre o desvio de septo e à dor orofacial, incluindo estudos com uma amostra maior de pacientes com essa condição.
Copyright (c) 2025 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.