Adequação do teste de tetrazólio para estimar a viabilidade das sementes da palmeira real
Resumo
A palmeira real (Archontophoenix cunninghamiana H. Wendl. & Drude), nativa da Austrália, é utilizada no Brasil para o paisagismo e extração do palmito. Devido à demanda por essas sementes, e a busca por técnicas mais rápidas para a avaliação da qualidade, o objetivo dessa pesquisa foi adequar a metodologia do teste de tetrazólio para avaliação da qualidade fisiológica das sementes. Assim, as sementes foram imersas em água a 30°C até atingirem 47% a 50% de água. Posteriormente as sementes foram seccionadas, longitudinalmente a partir do opérculo, para exposição das partes internas. Em seguida, foram imersas em soluções 0,075%, 0,1% ou 0,2% do sal de tetrazólio, durante 60, 120, 240 ou 360 minutos, no escuro a 40 °C; a viabilidade foi determinada em função das características dos tecidos do embrião. Paralelamente, foram avaliados o teor de água e a germinação das sementes (total, índice de velocidade de germinação e tempo médio de germinação). É possível utilizar o teste de tetrazólio para estimar a viabilidade das sementes da palmeira real. É indicado o seccionamento longitudinal das sementes a partir do opérculo e coloração do embrião em 0,075% por 240 minutos e 0,2% por 120 minutos, ambas no escuro e a 40 °C.
Copyright (c) 2025 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.