O conhecimento sobre processos de luto na atuação fonoaudiológica: um estudo piloto
Resumo
Introdução: Para quem vivencia o luto, o maior desejo é o retorno daquilo que foi perdido. O que, para alguns, parece causar poucos problemas, para outros, pode se transformar em uma grande fonte de sofrimento, gerando uma transição psicossocial significativa, com impacto em todas as áreas da vida. Objetivo: O presente estudo pretende compreender o conhecimento que profissionais da Fonoaudiologia têm sobre o processo de luto de pessoas que recorrem ao atendimento fonoaudiológico e, sobretudo, analisar a efetividade de um questionário organizado para viabilizar tal compreensão. Método: Foi realizado um piloto pautado na análise de conteúdo de abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário divulgado nas redes sociais particulares dos pesquisadores e em plataformas digitais de associações científicas, como a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Resultados: A pesquisa contou com a participação de 30 fonoaudiólogos, com idade mínima de 22 anos e máxima de 60 anos. No que se refere ao entendimento sobre o luto, 43,4% das respostas o relacionaram ao período de sofrimento após a perda de alguém ou de uma idealização e 93% dos participantes mencionaram que o luto influencia o processo terapêutico. Quanto à pertinência das perguntas do questionário, metade dos participantes considerou as questões fáceis, destacando que elas propiciaram rapidez das respostas como um fator positivo. 30% dos participantes relataram dificuldades em compreender algumas perguntas, apesar de considerá-las bem formuladas, sendo sugeridas reformulações
Considerações finais: Os resultados evidenciam que o processo de luto exerce um impacto significativo na prática dos fonoaudiólogos, influenciando diretamente o processo terapêutico. A análise da efetividade do protocolo usado indica que ajustes na formulação do questionário podem aprimorar a compreensão e a qualidade das respostas.
Copyright (c) 2025 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.